Jovem comunidade de Pinhalão

Dentro do programa de visitas canônicas às comunidades que vão pertencer à nova Paróquia Santíssima Trindade de São Cristóvão, nos dias 10 a 13 de dezembro, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM foi conhecer a jovem comunidade da Colônia Pinhalão, situada no município de União da Vitória, como paróquia pertencendo a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, com sede em Rio das Antas.

INFORMAÇÕES SOBRE A COMUNIDADE

A comunidade da Colônia Pinhalão é constituída por 24 famílias. A maioria, mais ou menos 18, segundo o CAP, sobrevive da agricultura. O restante delas é de famílias assalariadas, trabalhando em fazendas.

No dia 20 de setembro de 2015, foi eleita uma nova diretoria, tendo como presidente-executivo o Sr. Rafael Edson Koneck. Esta diretoria fez o seu juramento no dia 15 de novembro de 2015, com a presença do Pároco Luiz Pedro Polomanei.

A comunidade é bastante ativa e participativa. A maioria é de famílias jovens e dispostas para colaborar na difusão do Reino. Desde 1999 é organizada a catequese para as crianças, sob a direção das catequistas Tereza Kopeck e Sirlene Rosemari Zielinski. O grupo do Apostolado de Oração existe desde o início da comunidade, tendo o acompanhamento das Irmãs Servas de Rio das Antas. Atualmente, é composto de três homens e 16 mulheres e a zeladora é a Sra. Vera de Lima.

FOTOS

1 – Igreja Sagrado Coração de Jesus em construção
2 – Encontro com os jovens
3 – Encontro com as catequistas, mejistas e catequizandos
4 – Encontro com o Apostolado da Oração
5 – Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
6 – Família do Sr. Lauro Koneck
7 – Família do Sr. Ernesto Jaime Bilenki
8 – Família do Sr. Ivo Golec
9 – Lideranças da comunidade
10 – Confraternização

VISITA CANÔNICA

Dia 10 de dezembro, quinta-feira, ao entardecer, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM chegou à sede paroquial de Rio das Antas, onde pernoitou. As Irmãs muito gentilmente lhe prepararam uma janta. Depois, ele se inteirou sobre o programa da Visita Canônica na Colônia Pinhalão e obteve por e-mail da Ir. Cecília Zamulhak, SMI o histórico e as informações gerais sobre a comunidade a ser visitada.  

Dia 11 de dezembro, sexta-feira, de manhã, o Metropolita sistematizou e fez correções no texto sobre a história e as informações referentes à comunidade da Colônia Pinhalão. Também verificou o Livro Caixa e o Livro de Atas.

Às 15 horas, Dom Volodemer saiu da casa paroquial rumo à Colônia Pinhalão, tendo como guia o Pároco Luiz Pedro Polomanei, que seguiu à frente com o seu carro.

Chegando à localidade, Dom Volodemer visitou o cemitério e a igreja latina e depois vistoriou a igreja e o pavilhão da comunidade ucraniana. Feitos os registros fotográficos e tendo organizado os paramentos, tomou um lanche com a comunidade reunida. Com a ajuda do Pároco e dos principais líderes, foi montado um programa da Visita Canônica.

Às 18 horas, os fiéis se reuniram em frente à igreja para prestar homenagem ao Metropolita. A mejista Maria Grazieli de Lima cumprimentou o Arcebispo e Lucas Vinicios de Lima lhe entregou um buquê de flores. O Sr. Miguel Kondrat, falando em ucraniano, e sua esposa Madalena Kondrat (dos Weivanko) o saudaram com pão e sal. Adentrando a igreja, um grupo de catequizandos lançavam flores. Em frente ao altar, o Pe. Luiz Pedro deu as boas-vindas ao Metropolita, pedindo orações e desejando sucessos em seu trabalho pastoral.

A seguir, foi celebrada a Divina Liturgia, a maior parte em português. Como de praxe, o Metropolita explicou o que é Visita Canônica e deu uma mensagem sobre a vida cristã, focalizando o valor da vida comunitária centrada na vivência coerente da fé, amor, sacramentos. No final, o Pároco anunciou os avisos e também o programa da Visita Canônica. As Irmãs Egídia Pastuch, SMI e Cecília Zamulhak, SMI dirigiram a recepção do Metropolita e auxiliaram na celebração.

Dom Volodemer teve um encontro com os jovens. Incentivou-lhes a formarem um grupo organizado e falou-lhes sobre a necessidade do discernimento espiritual e moral cristão numa sociedade altamente imoral e culturalmente confusa.

O jantar e o repouso foram na casa do Sr. Lauro Koneck, casado com Lúcia Zielinski Koneck, pais de Rafael Edson, presidente-executivo. Lidam com a agricultura. Rafael pretende continuar os estudos. A irmã Janete mora no Bairro Sagrada Família em São Cristóvão. O irmão Romão mora em Paula Freitas.

Dia 12 de dezembro, sábado, de manhã, às 9 horas, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com as crianças da catequese e com as catequistas. Os três futuros mejistas também participaram do encontro.

O almoço foi servido pela família do Sr. Ernesto Jaime Bilenki, casado com Arlete Jak Bilenki. Seus filhos são: Jeferson Jaime, Patrícia Jaqueline, Luís Felipe, João Tiago, Pedro Miguel. Luís está se preparando para entrar no Seminário de Mallet. A família lida com agricultura e criação. Tem sete tanques de peixes, mas é só para o gasto.

Às 15 horas, Dom Volodemer se encontrou com o grupo do Apostolado da Oração. Ele verificou a parte organizacional, falou sobre o valor dos movimentos eclesiais e sobre a espiritualidade do Apostolado da Oração.

Às 16 horas, foi celebrada a Divina Liturgia em português durante a qual o Pe. Luiz Pedro Polomanei atendeu confissões, em preparação para o Natal. Explicando a parábola do semeador, o Metropolita falou sobre a relação graça e natureza e a vida sacramental coerente. Duas religiosas de Rio das Antas auxiliaram na celebração.

Após a celebração litúrgica, houve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial. Foram tratados principalmente os problemas da documentação oficial do terreno e da própria igreja, que não possui ainda o alvará de funcionamento.

Para o jantar e o repouso, o Metropolita foi convidado pela família do Sr. Ivo Golec. Ivo é casado com Tereza Maximiliano de Souza Golec e tem cinco filhos: Edilene, Edimara, Daiane, Cleonice e Ivonei. Edilene é casada com Gilson Parastchuk e mora em União da Vitória. Edimara mora e trabalha numa padaria de União da Vitória. A família trabalha há 12 anos para o Sr. Eduardo Gavronski, que lida principalmente com reflorestamento.

Dia 13 de dezembro, domingo, com início às 09:30, foi celebrada a Divina Liturgia solene pontifical. Com o almoço de confraternização, foi encerrada a Visita Canônica em Pinhalão. A solenidade contou com a presença da comunidade da Irmãs Servas de Rio das Antas.

 BREVE HISTÓRICO

As informações históricas sobre a comunidade ucraniana Sagrado Coração de Jesus de Pinhalão, município de União da Vitória, foram tiradas em primeiro lugar do livro de Atas da referida comunidade e depois completadas pelas pessoas reunidas na igreja desta comunidade no dia 29 de novembro de 2015. Outras informações vieram das informações fornecidas pelo Sr. Benedito Parastchuk em sua própria residência.

Antes que se formasse a comunidade ucraniana de Pinhalão, suas famílias pertenciam à comunidade de Rio do Meio, Município de União da Vitória.

A comunidade de Pinhalão originou-se do empenho de três pessoas: Miguel Kondrat, Estanislau Weivanko e Ivanira Pachevicz, que tomaram a iniciativa de conversar com o Pe. Nivaldo Kozlinski, pároco de Rio das Antas, sobre a possibilidade de organizar a vida eclesial na Colônia Pinhalão. Isto aconteceu no dia da inauguração da Igreja de Santa Teresinha em Rio do Meio. Neste diálogo, o referido sacerdote indagou o grupo sobre a possibilidade de celebrar a Divina Liturgia em alguma casa da localidade. O Sr. Miguel Kondrat, de bom grado, ofereceu a sua casa. Desde então, as celebrações se realizavam em sua residência por um tempo de dois anos, até que a comunidade obteve um lugar mais apropriado. A data deste evento não é precisa. Presume-se que foi em 1995. As referidas pessoas são consideradas fundadoras desta comunidade. Provavelmente, no mesmo ano, foi feita a doação do terreno para a construção da igreja: metade por José Zielinski Primo e Helena Weivanko Zielinski e outra metade por João Kopeck e Catarina Weivanko Kopeck.

Primeiro livro de Atas

No dia 29 de setembro de 1996, houve uma reunião para a construção do pavilhão e da igreja na Colônia Pinhalão, município de União da Vitória. Nesta ocasião, as onze pessoas presentes se comprometeram com uma doação de uma taxa de R$ 10,00 para a construção do pavilhão. A Sra. Helena Weivanko Zielinski doou uma novilha para a rifa, que foi lançada para arrecadar fundos para as despesas, etc. Na ocasião, foram arrecadados R$ 60,00. Não tendo nada mais a tratar, a reunião foi concluída às 16:30 horas. Estiveram presentes as seguintes pessoas: José Zielinski Primo, Helena Weivanko Zielinski, Miguel Weivanko, José Cesar Bilenki, Lauro Novak, José Parastchuk, Miguel Kondrat, Demétrio Parastchuk, Estanislau Weivanko, Valdomiro Bilenki e Madalena Kondrat.

No dia 15 de dezembro de 1996, foi formada a primeira diretoria, composta de onze pessoas, cujo primeiro presidente-executivo foi Miguel Weivanko.

Desde o início até fins de 2008, nas atas da diretoria não consta o nome do pároco. Segundo a ata do dia 03 de agosto 1997, menciona-se que a Divina Liturgia já estava sendo celebrada no pavilhão e não mais na casa de família. Durante todo este tempo, as reuniões da diretoria se realizavam com o objetivo de programar as festas e fazer o balanço das mesmas. Faziam-se duas festas por ano para angariar fundos para a construção do pavilhão e depois da igreja.

Na reunião do dia 09 de outubro de 1999, a diretoria, entre outros assuntos, tratou da gratificação para a catequista. Ficou decidido que este pagamento somaria doações dos pais e da caixa da igreja. Na reunião que se realizou em 26 de agosto de 2001, estava em pauta o assunto da catequese.

No dia 01 de março de 2006, foi eleita uma nova diretoria, cujo presidente-executivo eleito foi o Sr. Cezar Bilenki. Esta mesma diretoria foi reeleita no dia 25 de outubro de 2008. A partir desta data, já consta nas atas do CAP a presença do Pe. Irineu Vaselkoski, Pároco da Paróquia de Rio das Antas.

Consta na ata do dia 25 de janeiro de 2009 a bênção da pedra fundamental da igreja Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Pinhalão, oficializada por Dom Daniel Kozlinski. Nesta ocasião, foi realizada a Primeira Comunhão de um grupo de crianças.

Em 20 de novembro de 2010, houve uma reunião para a escolha da nova diretoria, cujo presidente-executivo eleito foi o Sr. Eneas Wanderlei de Lima.

Em 31 de março de 2014, houve uma nova reunião para a eleição da nova diretoria.