Irmãs de Sant’Ana reunidas em Capítulo

FOTOS: Ir. Lucia Salete Melnik, ICSA

  1. Palavra do Arcebispo Metropolita / Membros da Cúria que termina o mandato: Ir. Maria Hreciuk, Ir. Leocádia Maria Vodonoz, Ir. Lucia Maragarete Grabove, Ir. Aquelina Pelek, Ir. Sérgia Gaudeda
  2. Irmãs Delegadas
  3. Irmãs Delegadas
  4. Secretárias do Capítulo Irmãs Teofânia Oribka e Tarcízia Zakalugem
  5. Reeleita Superiora Geral Ir. Aquelina Pelek presta juramento
  6. Ir. Tarcizia Zakalugem, eleita Consultora, felicita a Superiora Geral e Ir. Veronica Ianiv (da Ucrânia) lhe entrega um vaso de flores
  7. Ir. Dalila Chmehelski faz a exposição sobre os trabalhos da Congregação na Ucrânia
  8. Homilia conclusiva
  9. Arcebispo Metropolita com as Irmãs do Capítulo / Frente: Ir. Lucia Salete Melnik – Segunda conselheira; Ir. Tarcizia Zakalugem – Quarta conselheira; Ir. Aquelina Pelek – Superiora Geral; Arcebispo Metropolita; Ir. Maria Hreciuk eleita primeira conselheira – Vice Superiora Geral; Ir. Claudia Michalichen – Terceira conselheira
  10. Arcebispo Metropolita com a nova Cúria Geral ao lado do monumento do Fundador
  11. Superiora Geral Ir. Aquelina Pelek, ISMI faz seu discurso
  12. Corte do bolo festivo

Entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2017, as Irmãs Catequistas de Sant’Ana estiveram reunidas na Casa de Oração Padre Emiliano Josafat Ananevicz, Colônia Vera Guarani, Município de Paulo Frontin, para a realização do XIV Capítulo Ordinário. O objetivo principal do Capítulo foi a eleição da nova Superiora Geral. Porém, normalmente, num determinado Capítulo se faz a verificação da caminhada da Congregação e traçam-se metas de renovação espiritual e pastoral.

Vindas das comunidades do Brasil, de Roma e da Ucrânia, 21 religiosas participaram do Capítulo: Ir. Aquelina Pelek – Superiora Geral, Ir. Maria Hreciuk, Ir. Leocádia Maria Vodonoz, Ir. Lucia Maragarete Grabove, Ir. Sérgia Gaudeda, Ir. Beatriz Oribka, Ir. Rita Baldo (Roma), Lucia Salete Melnik, Ir. Veronica Ianiv (Ucrânia), Ir. Tarcizia Zakalugem, Ir. Amélia Makohin, Ir. Lourdes Zak, Ir. Eufrosina Hurmus, Ir. Claudia Michalichen, Ir. Luduina Marceniuk, Ir. Dalila Chmehelski (Ucrânia), Ir. Arcenia Rudek, Ir. Tereza Wachovicz, Ir. Vacelia Ladeka, Ir. Teofânia Oribka, Ir. Paulina Procek.

Segunda-feira, dia 09, as irmãs foram chegando durante o dia. Ao entardecer, quase todas as Irmãs delegadas já haviam chegado. Foi celebrada a Divina Liturgia.

O dia seguinte foi dedicado à oração, reflexão e análise da realidade social e eclesial em geral e, principalmente, da própria Congregação. Às 7 horas, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM celebrou a Divina Liturgia e proferiu a homilia sobre o fundamento principal de uma comunidade religiosa, que é o mandamento do amor a exemplo da primeira comunidade cristã de Jerusalém. O pregador lembrou a atuação de São Basílio Magno na remodelação do monaquismo e renovação da Igreja no século IV. Durante o dia, sob a coordenação do Metropolita, as delegadas do Capítulo refletiram sobre os problemas sociais, culturais, religiosos, espirituais, morais e formativos do mundo atual e examinaram a situação da vivência cristã dentro da própria Congregação a partir das Constituições. Houve momentos de orações comunitárias e pessoais.

Dia 11, a meditação durante a Divina Liturgia abordou o tema da obediência e sacrifício de Jesus Cristo e de seus seguidores mais próximos – os religiosos e religiosas, que pautam suas vidas pela radicalidade evangélica. Às 08:45, sob a presidência do Arcebispo Metropolita, aconteceu a primeira sessão capitular de abertura, quando foram escolhidas as secretárias e escrutinadoras do Capítulo e foram lidas as cartas de felicitações pelo Capítulo. Após a execução dos primeiros passos formais, foram lidos os diversos relatórios, os da Cúria geral e os das comunidades. As sessões da tarde foram eletivas. Primeiramente, foi eleita a Superiora Geral na pessoa de Aquelina Pelek, na verdade, reeleita; por dois anos ela substituiu a falecida Superiora Geral Ir. Eutêmia Zazula. Depois, foram eleitas as quatro conselheiras: Ir. Maria Hreciuk, a qual se torna também a Vice Geral, Ir. Lucia Salete Melnik, Ir. Claudia Michalichen e Ir. Tarcízia Zakalugem. Como as eleições aconteceram rapidamente, nas sessões seguintes continuou-se com a apresentação dos relatórios.

Dia 12, quinta-feira, celebrou-se a Divina Liturgia com uma reflexão sobre a unidade e diversidade de carismas. As sessões capitulares da manhã foram dedicadas à apresentação dos relatórios das comunidades da Congregação. À tarde, as religiosas trataram de assuntos particulares.

Os trabalhos capitulares andaram fluentemente, sem maiores delongas. Assim, foi possível concluí-lo sexta-feira à tarde, dia 13, e não sábado ao meio-dia, como estava previsto. Na parte da manhã, as Irmãs Delegadas da Ucrânia Dalila Chmehelski e Veronica Ianiv fizeram exposições sobre os trabalhos da Congregação em seu país. Durante a sessão da tarde foram apresentadas, debatidas e aprovadas as resoluções, que irão nortear a vida da Congregação pelos próximos quatro anos. Às 17 horas, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer celebrou a Divina Liturgia e falou sobre o espírito de diaconia-serviço, que deve modelar a vida consagrada e todo o trabalho pastoral da Igreja. Com o jantar festivo, do qual também participou o Pároco Sérgio Hryniewicz, encerrou-se o XIV Capítulo.

A Metropolia agradece de coração à Congregação pelos serviços pastorais prestados com dedicação e carinho e parabeniza a reeleita Superiora Geral e seu Conselho e lhe deseja muitos êxitos institucionais, espirituais e pastorais. Que Sant’Ana interceda junto ao Senhor para que a Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana se desenvolva sempre mais para o bem de seus membros e da Metropolia!