Instituto das Catequistas celebra Jubileu de Diamante

Dia 25 de outubro de 2015, Festa de Cristo Rei, com a Divina Liturgia iniciada às 10 horas na igreja São Josafat de Prudentópolis, o Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus celebrou liturgicamente seu Jubileu de Diamante de Fundação.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelos bispos e padres presentes: Bispo Eparca da nova Eparquia Imaculada Conceição Dom Meron Mazur, OSBM, Administrador Apostólico da Eparquia Argentina Dom Daniel Kozlinski, Bispo Eparca de Stamford, USA, Dom Paulo Chomnycky, OSBM, Superior Geral da Ordem Basiliana de São Josafat Pe. Genésio Viomar, OSBM, Superior Provincial da Província Basiliana no Brasil Pe. Paulo Markiv, Pároco da Catedral Metropolitana e Reitor do Seminário Maior São Josafat Pe. Joaquim Sedorowicz, Reitor do Seminário de Stamford Pe. Roman e por aproximadamente 30 sacerdotes, entre basilianos e diocesanos.

O Diácono basiliano Elton Estefano Wonsik exerceu sua função litúrgica e o coral das Catequistas do Instituto, recentemente formado, sob a regência do Sr. Jorge Hanysz, abrilhantou a celebração.

A homilia proferida pelo Metropolita focalizou o significado da Festa de Cristo Rei para os cristãos em geral e, especialmente, para o Instituto Jubilar, pois foi na véspera da referida festa que o Fundador Pe. Cristóforo recebeu a inspiração de fundá-lo. Dom Volodemer lembrou as dificuldades históricas, que foram sabiamente superadas, porque se tratava de algo vindo da vontade de Deus; e concluiu com as seguintes palavras: “Graças a Deus, o Instituto tomou corpo e se desenvolveu, trazendo muitos benefícios para a Igreja Católica Ucraniana no Brasil. A Metropolia agradece ao Instituto pelos inúmeros trabalhos pastorais e culturais prestados em meio ao povo ucraniano. O Instituto nasceu de uma fonte inesgotável: o Reino de Cristo e seu infinito amor – Coração de Jesus. Por isso, no decorrer de seus 75 anos, produziu tantos bons frutos do Reino e, se continuar a beber dessa mesma fonte, certamente continuará a produzir frutos por muitos e muitos anos”.

No final da celebração, os seguintes oradores fizeram seus pronunciamentos: o Eparca Dom Meron Mazur, OSBM – em nome da Eparquia Imaculada Conceição, o Protoarquimandrita Pe. Genésio Viomar, OSBM – em nome da Ordem Basiliana, o Pároco da Catedral Metropolitana e Reitor do Seminário Maior de Curitiba Pe. Joaquim Sedorowicz – em nome do clero diocesano, o Sr. Gabriel Myskiw – discursou como Sobrinho do Fundador, e a Diretora Geral Filomena Procek – em nome do Instituto, louvando a Deus e agradecendo a todos pela presença, orações, apoio e colaboração.

Dom Meron reconheceu e agradeceu ao Instituto pela presença das Catequistas na cidade e nas colônias de Prudentópolis. “Louvamos a Deus por doar este carisma tão especial à nossa Igreja, sendo o Instituto um dom para a Igreja e na Igreja. Agradecemos ao Instituto, e a cada Catequista em especial, pelo trabalho, sacrifício e dedicação em prol da Igreja. Parabenizamos pela fidelidade, pela aceitação das cruzes, pela superação das dificuldades, pelo caminho percorrido, pelas obras realizadas e pelas vidas santificadas no decorrer destes 75 anos. Com muito carinho e saudades, fazemos memória daquelas que já partiram para a eternidade e que hoje já fazem parte da dimensão celestial do Instituto”, disse o prelado.

Após o solene Mnohaia Lita cantado ao Instituto, os convidados dirigiram-se ao Centro Paroquial São Josafat, onde houve o almoço festivo.

FOTOS: Michele Noivas – MCM Foto & Vídeo
Marcelo Michalichen e Carmelia
Rua dos Mendes, 215
84400-000 PRUDENTÓPOLIS – PR
42 3446-3697 / 9910-1834
[email protected]