Igreja Sagrada Família de São Roque

Entre os dias 23 a 25 de setembro, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM fez a Visita Canônica na comunidade de São Roque, pertencente à Paróquia de Vera Guarani. A visita teve um colorido diferente, porque o encerramento se deu com inauguração oficial e bênção da nova igreja dedicada à Sagrada Família.

Passando por Antonio Olinto, onde conversou com o Pároco Mario Ciupa sobre os detalhes da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida e criação do Santuário Nossa Senhora dos Corais, o Arcebispo Metropolita chegou de manhã, dia 23, a São Roque a fim de conhecer a localidade. É uma vila organizada e pacata no município de Paulo Frontin.

Dom Volodemer conversou com a Sra. Cecília Woicyk Bona, casada com Alcindo Bona; ela é irmã da Professora Eugênia de Rio Azul. O casal tem um filho – Igor. Teve ainda uma conversa com a Sra. Neuza Terezinha Gurski Retkva, que mora ao lado do local onde era a antiga igreja.

Depois, o Metropolita subiu a rua central para conhecer a nova igreja ucraniana em sua parte externa e o pavilhão e fazer registros fotográficos. O pavilhão não está sendo usado, pois deverá passar pelas reformas conforme as novas exigências de segurança e higiene. A comunidade priorizou a finalização da construção da igreja, sendo que, mais tarde, será colocada uma cúpula a fim de caracterizá-la como uma igreja bizantino-ucraniana. Visitou também o cemitério, que fica bem próximo da nossa igreja.

À tarde, Dom Volodemer teve compromissos administrativos e pastorais em Cruz Machado e Rio das Antas, dirigindo-se finalmente à sede paroquial em Paulo Frontin, onde conversou com o Pároco Sergio Hryniewicz, e depois foi hospedado na residência das Irmãs Servas.

Sábado dia 24, após o almoço, Dom Volodemer voltou a São Roque para verificar a parte interna da igreja e auxiliar nos preparativos para a bênção da igreja. Aproveitando o tempo disponível, ele teve um encontro com as catequistas Vera Cristina Zapotoczny, Sra. Ana Maria Deki Prszyzsieny e Sra. Terezinha Szeremeta e com a zeladora do Apostolado da Oração Sra. Cecília Woicyk Bona. As senhoras líderes passaram mais informações sobre seus trabalhos junto à comunidade.

Às 15.30h, a pequena comunidade se reuniu em frente à igreja para a recepção ao Arcebispo Metropolita. O Sr. Luiz Matuchenko proferiu um discurso e o casal Sr. José Szeremeta – Presidente-Executivo e sua esposa Sra. Terezinha Sobatchek o saudaram tradicionalmente com pão e sal. Daiane Jasmim Matuchenko e Geovani Sova lhe entregaram um buquê de flores. Tomando a palavra, o Pároco Hryniewicz deu as boas-vindas a Dom Volodemer e o cumprimentou como zeloso pastor.

Em seguida, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia, a maior parte em português. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre o motivo de sua visita e lembrou alguns elementos mais importantes do Ano da Misericórdia. Vinda de Paulo Frontin, Ir. Verônica Svistak, SMI orientou e dirigiu a recepção, a celebração de hoje e de amanhã. A leitura das intenções de hoje e as de amanhã foram lidas pela Catequista Sra. Ana Maria Deki Prszyzsieny e a epístola pelo Sr. Mário Renato Juk.

Após a celebração litúrgica, houve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial. Dialogando com os líderes, o Metropolita verificou o andamento da construção e dos trabalhos pastorais e examinou os livros de registros.

O jantar foi oferecido pela família de José Roberto Barbusa e Ângela Maria Zapotozny Barbusa. O casal tem um filho – Vitor Alexandre de sete anos. As principais lideranças e alguns parentes participaram do jantar.

Para o pernoite o Metropolita voltou a Paulo Frontin.

Domingo, dia 25, com início às 9:30h, foi celebrada a Solene Divina Liturgia Pontifical com a consagração da nova igreja Sagrada Família. O povo se reuniu em frente à igreja e o Pároco Sergio Hryniewicz deu uma palavra de acolhida. Procederam-se os rituais da bênção externa da igreja, o desatamento da fita inaugural, a abertura solene da porta principal e aspersão da água benta no interior da igreja, continuando com o rito principal da lavação do altar com água comum, vinho e água rosada e finalizando com a unção do altar e das paredes em sete pontos sinalizados pelos símbolos dos sete sacramentos. O rito da bênção foi concluído com uma oração especial durante a qual todos os presentes estavam de joelhos.

Prosseguiu a Divina Liturgia a partir do Trisagion, cantada em ucraniano pela própria comunidade. Em sua homilia, Dom Volodemer reconheceu o esforço e o sacrifício de todos a fim de concluir a construção da igreja – uma prioridade da comunidade. Falou sobre o significado do novo templo: o lugar de encontro com Cristo vivo por meio dos sacramentos e outras práticas religiosas; lugar onde se constrói a comunidade cristã e a verdadeira família. O Pároco concelebrou. O Diácono João Basniak de Mallet cumpriu sua função e os Seminaristas que o acompanharam serviram como acólitos principais. Os coroinhas locais Daiane Matuchenko e Fábio Krupacz também prestaram sua ajuda. Além da mencionada Ir. Verônica, estavam presentes e auxiliaram na celebração ainda suas coirmãs Anselma Peremida e Izaura Martenichen.

Antes da bênção final, o Sr. Alcindo Bona fez a leitura da ata da bênção da nova igreja, sendo imediatamente assinada pelo Arcebispo Metropolita e demais autoridades presentes. Entoados os tradicionais “Mnohaia lita”, em nome de toda a comunidade, o Pároco Sérgio agradeceu a Dom Volodemer pela visita e pela bênção da igreja. O Presidente-Executivo com sua Esposa lhe entregaram uma sesta com produtos artesanais da região. São Roque foi a última comunidade da Paróquia Natividade de Nossa Senhora com sede em Vera Guarani a receber a Visita Canônica do Arcebispo Metropolita.

Num clima de muita alegria, louvor e descontração, na casa do Sr. Paulo Krupacz e Jociane Stoski Krupacz, foi preparado um saboroso churrasco de comemoração e confraternização por ocasião da bênção da nova igreja Sagrada Família, com a participação das lideranças da comunidade.

Sagrada Família, abençoe e proteja todas as famílias da comunidade de São Roque!

FOTOS

  1. Igreja Sagrada Família
  2. Lideranças da Comunidade
  3. Catequistas e catequizandos
  4. Grupo do Apostolado da Oração
  5. Conselho Administrativo Paroquial
  6. Sr. Luiz Matuchenko saúda o Metropolita
  7. Daiane Matuchenko e Geovani Sova entregam um buquê de flores
  8. José Szeremeta – Presidente-Executivo e sua esposa Sra. Terezinha Sobatchek saúdam o Metropolita com pão e sal
  9. Pároco Sergio Hryniewicz cumprimenta o Metropolita
  10. Pároco, Metropolita, paroquianos
  11. Início da bênção da igreja
  12. Irmãs Servas, paroquianos
  13. Bênção da parte externa da igreja
  14. Lavação do altar
  15. Oração final da bênção do altar
  16. Metropolita profere a homilia
  17. Lavação das mãos
  18. Procissão com os Santos Dons
  19. Alcindo Bona lê ata da bênção da igreja
  20. Metropolita assina a ata