Encontro do MEJ em Papanduva

ENCONTRO DO MEJ EM PAPANDUVA

 

No dia 24 de julho aconteceu o XIV Encontro Regional do MEJ na comunidade de Papanduva/SC com a participação das seguintes comunidades: Antonio Olinto, Bley Pombas, Craveiro, Iracema, Mafra, Moema, Papanduva e Ouro Verde, totalizando 129 participantes.

O encontro foi muito bom, com interação dos participantes. Com certeza, ficaram boas recordações para todos. Tivemos a presença da Banda Ministério de Maria “Santo Graal” do Grupo Carismáticos de Mafra, que contribuiu com a animação.

O Pe. Metódio Techy, OSBM deu início com o oferecimento do dia e proferiu a palestra “Misericordiosos como o Pai”, após a qual tivemos a celebração da Divina Liturgia, que contou com a participação da comunidade de Papanduva.

Após o almoço, a Ir. Alice Bartoski, SMI, com a assessoria da Ir. Bernadete Karabinoski, SMI conduziu a gincana recreativa. Em seguida, Ir. Olga Truch, SMI preparou o grupo do MEJ da Comunidade Santo Antônio de Papanduva que apresentou os símbolos: cruz, prapor-bandeira, vela, Bíblia, camiseta, cálice e dois cartazes escritos – Oração e Missão, pois são estes símbolos que identificam e orientam a vida do movimento, no seguimento de Jesus com garra e coragem.

Dando continuidade, o grupo encenou a parábola do Bom Samaritano, destacando o exemplo de bondade e misericórdia que toca o coração humano e comove o coração divino. Para finalizar este momento, o grupo apresentou a dança “Cristo entrou na minha vida”, simbolizando a vida, a alegria e a fraternidade. Percebeu-se que o grupo nos transmitiu dedicação, amor e carinho e abrilhantou o momento com mensagens que tocaram o coração, impulsionando-o a viver cada vez mais como Jesus.

Por fim, falou-se sobre o MEJ segundo as orientações do Metropolita Dom Volodemer: definição, espiritualidade, responsabilidades, atividades, etc., lembrando que o MEJ é a primeira fonte de vocações.

Durante o encontro, o Sr. Ricardo Jastrombek de Papanduva vestiu-se de mendigo e ficou o tempo todo entre os participantes, poderíamos dizer, perturbando, assim como fazem os próprios. Isto foi feito propositalmente para ver qual seria a reação dos que ali estavam. No final do encontro, o Pe. Metodio perguntou aos participantes se alguém tinha se incomodado com a presença dele. Ninguém se manifestou, como se tudo tivesse ido bem, mas não foi o que relatou o próprio “mendigo” e o que testemunharam os envolvidos que observavam a reação da plateia: viu-se muitos fugindo, ignorando ou até pedindo que ele saísse; e, claro, estavam aqueles que ajudaram. Porém, para todos tudo estava tudo certo. Tirando conclusão da experiência, o Pe. Metodio disse: “assim somos nós diante da realidade daqueles que precisam de nós; muitas vezes somos indiferentes, ignoramos, xingamos e tudo parece normal. Vivemos sem nenhum sentimento de culpa e compromisso com os que nos procuram; antes nos incomodamos e pedimos para se afastarem de perto de nós. O Ano da Misericórdia que nos desperte para a caridade e para a solidariedade”.

Por último definiu-se que o próximo encontro da região será realizado na Paróquia de Iracema ou Antônio Olinto, dia 23 de julho de 2017.

Ir. Alice Bartoski, ISMI