Domingo especial na Catedral

Fazia muito tempo, mais de dez anos, que a Catedral São João Batista não sediava uma celebração do Sacramento da Ordem. O Seminarista Subdiácono Juliano Cézar Rumoviski escolheu a Catedral e foi possível agendar sua Ordenação Diaconal para o dia 12 de fevereiro de 2017 – Domingo do Filho Pródigo. Em sete anos, ele fez seus estudos filosóficos na FASBAM – Faculdade São Basílio Magno dos Padres Basilianos e os estudos teológicos no Studium Theologicum dos Padres Claretianos. Como Seminarista, atuou na Pastoral Catequética, no Movimento do Apostolado da Oração e na Pastoral da Juventude e auxiliou em outros trabalhos pastorais junto à Paróquia da Catedral. Criou um vínculo forte com a comunidade. Daí a sua decisão ter sido alegremente acolhida pela comunidade paroquial, que preparou uma bela celebração com canto coral, ornamentação e recepção.

Dia 07 de janeiro, durante a Divina Liturgia celebrada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Mallet, Juliano recebeu as ordens menores do acolitato e leitorado, tornando-se Subdiácono. Será ordenado presbítero na mesma igreja no dia 11 de junho de 2017.

Domingo, dia 12, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita, a celebração da Divina Liturgia começou às 09h30min. A partir das leituras próprias do domingo (1Cor 6,12-20 e Lc 15,11-32), sua homilia discorreu sobre a moral pessoal e interpessoal-familiar e o serviço (diaconia) da caridade e da misericórdia. Fez apelo

Após o canto do “Dostoyno”, procedeu-se o rito da Ordenação Diaconal. O Arquidiácono foi o Pe. Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat. Os Diáconos João Basniak, de Mallet, e Romeu Smach, do Boqueirão, Curitiba, serviram a liturgia, cantada pelo Coral da Catedral, dirigido pelo Sr. Leonardo Davibida. Os Seminaristas auxiliaram na celebração. O Seminarista Samoel Hupolo fez a introdução, a leitura da epístola e as explicações dos ritos e símbolos da ordenação. Além do Arquidiácono, concelebraram os seguintes sacerdotes: Pe. Joaquim Sedorowicz – Reitor da Catedral, Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Pe. Luiz Pedro Polomanei – Pároco de Rio das Antas, Cruz Machado, e Pe. Sandro Dobkowski – Reitor do Seminário Menor São Josafat, de Mallet.

Antes da bênção final, em nome de toda a Metropolia, o Arcebispo Metropolita saudou o Diácono Juliano e seus familiares. Desejou ao Diácono muitas bênçãos e sucessos na diaconia-serviço à Igreja e ao próximo. Tomando a palavra, o recém-ordenado fez seus agradecimentos a todos aqueles que o ajudaram na caminhada formativa e se colocou à serviço da Metropolia como “aquele que está presente para servir”.

Após a celebração litúrgica, no salão da Catedral, foi servido um almoço festivo aos sacerdotes, às religiosas, aos familiares do Diácono Juliano e alguns convidados. Foi organizada uma pequena festa paroquial, oferecendo almoço a quem quisesse contribuir.

Sentindo-se devidamente preparado e motivado ao serviço a Deus, à Igreja e ao próximo – “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27) – Juliano decidiu abraçar a vida sacerdotal. Isso é motivo de alegria e ação de graças para a família, para as paróquias da Catedral e de Mallet e para toda a Metropolia. Que a dedicação ao serviço do Reino seja, de fato, a maior motivação e alegria ao Diácono Juliano!

FOTOS: GR PRODUÇÕES – CURITIBA

Juvino Grosco – Diretor executivo

www.grproducoes.com.br / [email protected]

41 98857-9671 / 41 3387-8183