Diocese de Guarapuava sedia Assembleia dos Bispos

A Diocese de Guarapuava celebra este ano seu Jubileu de Ouro e por essa ocasião sediou a Assembleia dos Bispos do Paraná, que constituem a CNBB Regional Sul II. O encontro foi realizado entre os dias 14 a 16 de março. Mais de 20 bispos foram hospedados na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Santana, onde aconteceram as reuniões de estudos. A Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, cuja sede está vacante, foi representada pelo Administrador Diocesano, Pe. Geraldo Macagnan. Faça-se um reconhecimento especial aos bispos eméritos que marcaram sua nobre presença, trazendo sua cordialidade colegial e larga experiência pastoral.

Conforme o Secretário Executivo do Regional Sul II, Pe. Mário Spaki, as discussões em Guarapuava deverão resultar em mudanças em diversos setores da Igreja no Brasil, com o intuito de melhorar sempre mais o andamento da instituição. Além de espaço para discussão de temas locais, o encontro serviu de preparação para assembleia nacional da CNBB em Aparecida no mês de abril.

A Diocese de Guarapuava está localizada no centro-sul do Estado do Paraná. Com uma superfície de 27.360,2 km² e com uma população estimada em 553.627 mil habitantes, segundo o senso de 2010, a diocese limita-se com as dioceses de Palmas-Francisco Beltrão, União da Vitória, Ponta Grossa, Apucarana, Campo Mourão e com a arquidiocese de Cascavel, contendo hoje 31 municípios. É composta por 47 paróquias incluindo 1.053 comunidades distribuídas em quatro decanatos: Centro, Pinhão, Laranjeiras e Pitanga. Conta com um irmão consagrado e 99 sacerdotes, dentre estes sete desenvolvendo seu ministério em outras dioceses, dois estudando em Roma e um aposentado na Itália. (Fonte: Arquivos da Secretaria da Diocese e Ação Evangelizadora)

A jubilar diocese foi criada aos 16 de dezembro de 1965 pela Bula “Christi Vices” do Papa Paulo VI. Desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo, foi instalada em 26 de junho de 1966. O primeiro Bispo Diocesano foi Dom Frederico Helmel, SVD (1966 a 1986). O segundo foi Dom Albano Bortoletto Cavallin (1986 a 1992). No período de 1992 a 1995, Pe. Cassiano Waldner assumiu a Diocese como administrador diocesano. O bispo diocesano que tomou posse em 1995 foi Dom Giovanni Zerbini, SDB. No ano 2000, assumiu como bispo coadjutor Dom Antônio Wagner da Silva, SCJ. Em conformidade com o Código de Direito Canônico, Dom Giovanni Zerbini apresentou a sua renúncia em dezembro de 2002 e, em 2 de julho de 2003, assumiu o governo pastoral da diocese Dom Antônio Wagner da Silva, SCJ.

A Santa Missa, celebrada na nova Catedral Nossa Senhora de Belém no início da noite de 14 março, deu início aos trabalhos da assembleia. A celebração, presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul II da CNBB, destacou o Ano da Misericórdia como ponto de partida para todos os cristãos que pretendem seguir os passos de Jesus Cristo. “Precisamos fazer a vontade de Cristo. Fazendo a vontade de Cristo, estamos vivendo a misericórdia e também, fazendo nossas vontades. Cristo deve ser nossa meta. Precisamos estar dispostos a anunciar este Cristo vivo que está em nosso meio, pronto a nos auxiliar, a suportar nossas angústias e dores”, disse Dom Mauro durante a homilia. Ele também destacou o perdão como a grande oportunidade que os cristãos têm de se tornarem pessoas melhores e, de fato, fazer acontecer o melhor em suas comunidades. “O perdão está cada vez mais difícil. Notamos isso em nosso meio. É preciso que quebremos esta barreira do preconceito e da ganância para que o perdão faça morada em cada um de nós. A misericórdia e o perdão precisam andar lado a lado. Devemos vencer estas barreiras que nos formam a não perdoar”, discorreu o presidente.

Para o anfitrião, Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava e referencial da comunicação do Regional Sul II, receber a assembleia dos bispos é motivo de muita satisfação e alegria. Dom Wagner destacou o Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava como uma grande graça para todos os que vivem nesta região e lutam para que as palavras de Cristo ecoem e provoquem mudanças em todos. “Estamos vivendo um momento único e maravilhoso em nossa diocese. O Jubileu de Ouro é uma verdadeira graça para todos nós que temos na Igreja nosso alicerce. Receber a Assembleia dos Bispos do Regional Sul II é também um dos acontecimentos que nos motiva a seguir em frente com foco na luz brilhante do Espírito Santo”, destacou Dom Wagner.

Ao final da celebração, o Pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém Pe. Acácio Evêncio de Oliveira agradeceu aos participantes que lotaram a igreja “tornando a celebração muito mais bonita”. “É com muita satisfação que recebemos os bispos de todo o Paraná e também nossos presbíteros aqui em nossa cidade para esta celebração. Quero agradecer a todos, de coração, por terem vindo celebrar conosco. Que a graça de Deus seja derramada sobre cada um dos que aqui estão e que os dias de estudos dos nossos bispos sejam iluminados pelo Espírito Santo”, desejou Pe. Acácio.

Na terça e quarta-feira, ou seja, todo o dia 15 e a manhã do dia 16, o trabalho concentrou-se na Casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe. Na noite do dia 15, os bispos visitaram o Centro São João Diego, de propriedade da CNBB Regional Sul II, onde celebraram uma Missa e participaram de um jantar. A administração desse centro ficou a cargo das Irmãs Apóstolas do Coração de Jesus, que também se ocuparão da Pastoral Indígena.

Dia 15, na primeira sessão de trabalhos da assembleia, esteve presente o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Sr. Mounir Chaowiche, que fez uma explanação prática dos trabalhos da instituição, fazendo eco ao tema da Campanha da Fraternidade de 2016. Segundo ele, é de grande valia corporações como a que ele preside estarem presentes em eventos como este, já que o tema dessa campanha vai ao encontro dos trabalhos da Sanepar. “Casa Comum, nossa responsabilidade” é o tema, sendo o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Ainda de acordo com Chaowiche, o saneamento é tema essencial a toda a população. O objetivo da campanha é exatamente chamar a atenção para a importância do saneamento básico no Brasil, uma meta ainda muito distante no país.

Dentre as propostas de pauta para o encontro, bem como os assuntos que foram discutidos, e foram muitos, faltando tempo para tratá-los, destacam-se os seguintes: leitura do folder das Diretrizes do Regional Sul II (2015-2019); Missão Beato Paulo VI na África: prestação de contas, próximos passos, admissão dos missionários como funcionários, ação 20.000 bíblias; Pastoral Indígena: fortalecimento da pastoral com quatro religiosas Apóstolas do Coração de Jesus que atuarão em tempo integral na pastoral; considerações sobre o consumo de bebidas alcoólicas em festas de igreja; proposta de atualização do documento emitido pelos bispos do regional em 2009 proibindo a candidatura de padres a cargos políticos; diálogo sobre os encaminhamentos da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade no Código de Direito Canônico; Cartilha Política; reestruturação da Pastoral do Migrante; Congresso Regional do Dízimo: 12 e 13 de maio em Guarapuava.

A assembleia foi encerrada quarta-feira, às 12:30, com o almoço, num clima de muita cordialidade fraterna, augurando a continuidade da mesma na assembleia geral em Aparecida.