Congresso Juvenil Ucraniano discute o uso das novas tecnologias

No final de semana, dia 7 e 8 de fevereiro de 2015, nas dependências da Paróquia ucraniana Nossa Senhora da Glória de Pitanga, realizou-se o 42º Congresso da Juventude Ucraniana do Brasil, abordando o tema “Os jovens e as novas tecnologias: uma combinação possível” e tendo como lema: “Conceber uma nova consciência jovem ucraíno-brasileira sobre tecnologia”.

O público-alvo do congresso foram principalmente os jovens com mais de 16 anos, que participam ativamente, lideram ou desejam liderar seus grupos e que se dispõem a compartilhar as experiências desenvolvidas pela comunidade das quais participam, bem como fortalecer laços de integração entre os grupos. O objetivo foi o de instigar no jovem moderno a capacidade de manter-se ético, moralmente saudável, porém não alienado da vida moderna. Para isso, foi trabalhada a comunicação virtual, as redes sociais, as consequências da dependência da internet e seu uso consciente.

Sábado, às 09h15, foram celebrados os ritos iniciais do congresso com a composição da mesa de honra, declaração de abertura pela jovem Talita Romanichen – Presidente do 42º Congresso da Juventude Ucraniano-brasileira e pronunciamento de parte de seus componentes: Marcos Roberto Leão – Presidente da AJUB, Sr. Altair Zampier – Prefeito Municipal de Pitanga, Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita de São João Batista dos Católicos Ucranianos no Brasil, Dom Meron Mazur, OSBM – Bispo Eparca da Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Pe. Mateus Krefer, OSBM – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Pitanga, Sr. Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira. Incentivando a revitalização da língua ucraniana, o Sr. Vitório entregou às Irmãs Servas de Maria Imaculada Ângela Grestchuk e Virgínia Kochinski exemplares de cartilhas ucranianas. O Superior Provincial Pe. Paulo Markiv, OSBM e o Secretário Municipal da Cultura Elizeu Latczuk também fizeram parte da composição da mesa de honra.

Após os pronunciamentos, foram apresentados os sacerdotes presentes – todos basilianos: Pe. Arcenio Krefer, Pe. Paulo Serbai, Pe. Moacir Leczuk, Carlos Melniski, Josafat Vogivoda, Antonio Lachovicz e Claudio Melniski, e o Diácono Adalton Cristiano Silva, também basiliano. Os irmãos basilianos Jonas Chupel e Irineu Letenski e os seminaristas Marcos Chmilouski e Lucas Lupepsa de Curitiba estavam prestando serviço de assistência técnica e de animação.

Em seguida, foram apresentados os grupos das comunidades que vieram ao congresso: Prudentópolis, Ivaí, Guarapuava, Campo Mourão, Roncador, Apucarana, Cascavel, Irati, União da Vitória, Ponta Grossa, Mallet, Curitiba: Catedral e Martim Afonso, Canoas, Antônio Olinto, Três Barras, Cruz Machado, Iracema, Pitanga, Boa Ventura e Reserva. Essas comunidades enviaram ao congresso aproximadamente 250 jovens.

Extinto há 15 anos e agora reorganizado, o grupo folclórico Kiev, de Pitanga, fez uma bela apresentação de acolhida dos congressistas.

Às 10h30, o Prof. Dr. Henrique Benevenuto proferiu a palestra sobre “Motivação, um diferencial para a vida”. Entre outros aspectos abordados, como a busca felicidade, o palestrante, falando sobre o suicídio entre jovens, disse que a maior parte dos que dão fim à sua vida tem tudo para viver bem, mas não reconhecem o sentido da vida.

Após o almoço, houve um momento de animação e às 14h30, o Professor Diogo Saturno falou sobre “Os jovens e as novas tecnologias: uma combinação possível”. De forma didática, mas contundente, ele fez uma análise minuciosa dos pontos positivos e, principalmente, dos muitos aspectos negativos no uso dessas tecnologias. “A internet aproxima quem está longe, mas também distancia quem está perto”, afirmou o Professor.

Ao entardecer, Ir. Deonisia Diadio, SMI, Diretora do “Colégio Glorinha”, de Apucarana, discorreu sobre como os jovens ucranianos podem tornar a internet uma aliada, usando-a para o bem das comunidades. Durante a fala da religiosa foi apresentado um vídeo gravado por Sérgio Maciura falando sobre a situação atual dramática na Ucrânia e incentivando os jovens “a não desistirem da Ucrânia” em hipótese alguma. O momento foi aproveitado para fazer uma manifestação de solidariedade ao povo sofrido na Ucrânia, principalmente na região de conflito. Continuando sua colocação, Ir. Deonisia incentivou os jovens a estudarem a língua ucraniana pela internet e outros pontos da cultura ucraniana, sempre “tendo o orgulho de ser ucraniano”. Terminando, a religiosa convidou os três grupos de Iracema, Linha Pinhal e Campo Mourão para que apresentassem seus trabalhos em PowerPoint sobre o uso prático de tecnologias em suas comunidades paroquiais. Esperavam-se mais apresentações, mas essas poucas apresentações deram uma ideia razoável do uso das tecnologias que se faz atualmente em nosso meio.

Pelas 20h30, o Grupo Folclórico Ivan Kupalo, de Irati, fez sua apresentação e logo em seguida foi servido o jantar típico ucraniano, muito bem preparado pelas senhoras da Paróquia de Pitanga. Como já é de praxe, os jovens terminaram o sábado e iniciaram o domingo com o baile, tendo que enfrentar o sono no dia seguinte.

Domingo, às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo Metropolita Volodemer e concelebrada pelo Bispo Eparca Meron e pelos sacerdotes basilianos: Pe. Paulo Markiv, Pe. Arcenio Krefer, Pe. Paulo Serbai, Pe. Moacir Leczuk e Claudio Melniski. O Diácono Adalton Cristiano Silva exerceu sua função litúrgica. Dom Volodemer, lembrando as abordagens psicológica, pedagógica, sociológica e técnico-prática das palestras de ontem, fez uma abordagem filosófico-teológica discorrendo sobre três dimensões fundamentais, que se completam: 1ª científico-tecnológica, falando sobre paradigmas e explicando um pouco a Física Quântica e seus princípios, que, atualmente, configura o paradigma holístico-quântico; 2ª antropológico-moral, lembrando que toda tecnologia deve visar ao bem do ser humano; 3ª teológico-espiritual, em cuja dimensão se aplica o dinamismo quântico da conexão/desconexão; assim, o religar da fé (do latim religere – religião) faz acontecer a conexão com Deus, que dá a verdadeira vida.

Às 11 horas, no salão paroquial, representantes da Pastoral da Juventude da Metropolia e da Eparquia, com a palavra do seminarista Marcos Chmilouski, OSBM da PJUC, apresentaram-se e passaram algumas informações sobre a JMJ-2016 em Cracóvia, Polônia. A seguir, o Presidente da AJUB Marcos Roberto Leão falou sobre alguns aspectos da cultura ucraniana e encaminhou a organização do próximo congresso, que será em Ponta Grossa. O jovem líder Basílio Novossad e seus companheiros, que assumiram o congresso em consonância com o Pároco Pe. Metódio Techy, OSBM, se apresentaram e anteciparam o convite pedindo a colaboração de todos na organização do 43º Congresso da Juventude Ucraniano Brasileira.

Toda a equipe organizadora e o pessoal de apoio, incluindo as dedicadas senhoras da cozinha, foram convidadas ao palco para receber os agradecimentos oficiais proclamados pelo Pároco Mateus e os calorosos aplausos da plateia. As autoridades foram especialmente presenteadas e os congressistas receberam seus certificados.

Como ato final, a equipe organizadora prestou uma homenagem ao jovem Marcio Latczuk, recentemente falecido numa tragédia automobilística e que foi um dos principais amigos e “guerreiros” do grupo. A Presidente Talita agradeceu pela colaboração e participação, deu por encerrado o 42º Congresso e convidou a todos os presentes para almoço.