Concerto Jubilar do Instituto das Catequistas

 

Dentro das festividades jubilares dos 75 anos de fundação do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, com sede em Prudentópolis, aconteceu um Concerto Cultural no Clube Social XII de Novembro, com início às 20:30.

Sob o comando dos apresentadores e locutores Ana Dzioba, membro do Instituto, e José Osnei Sabatovicz, a noite cultural teve a seguinte programação:

– Apresentação das crianças da catequese da Catedral Imaculada Conceição de Prudentópolis, dos Bairros da Paróquia São Josafat e da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor de Ponta Grossa.

– Pronunciamento em ucraniano e em português da Diretora Geral do Instituto – Prof.ª Filomena Procek. Ela apresentou a vida do Instituto e enfatizou a missão sábia e corajosa do Fundador, que soube encontrar as soluções pastorais mais acertadas numa época de enormes dificuldades. “Setenta e cinco anos de uma caminhada construída pela fé, esperança e amor, pelo sacrifício e pelo espírito de determinação do próprio fundador e de todas aquelas que se propuseram a seguir este caminho. Setenta e cinco anos de vida e missão na Igreja Greco-Católica Ucraniana e como consagradas seculares no mundo e para o mundo, vividos sob a proteção do Sagrado Coração de Jesus… Com reverência e gratidão inclinamos nossas frontes diante do nosso Fundador Pe. Cristóforo Myskiw”, disse Filomena. E concluiu: “Fortificadas pela celebração deste Jubileu, agradecidas olhamos o passado, no presente buscamos vivenciar a espiritualidade do Amor que se revela na Santíssima Trindade e com esperança continuaremos a escrever a história do Instituto, sempre empenhadas a sermos luz, sal e fermento do Reino de Deus no mundo, para que seja glorificado o nome do Senhor, para o bem e crescimento da Igreja e salvação da humanidade”.

– Apresentação das alunas do Colégio Santa Olga de Ivaiporã.

– Pronunciamento da Presidente da CNIS – Conferência Nacional dos Institutos Seculares Guadalupe Cafaro, que destacou a riqueza dos carismas dos diversos institutos seculares e especialmente a beleza cultural e religiosa do Instituto jubilar.

– Execução de um “pourpuri” de melodias ucranianas pelo Grupo de Bandurristas das formandas do Instituto.

– Declamação da poesia Agnus Dei por Luciele Luzia Guiloski, membro jovem do Instituto.

– Leitura das felicitações recebidas por ocasião dos 75 anos do Instituto.

– Coreografia e apresentação dos alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora do Patrocínio.

– Homenagem ao Instituto em reconhecimento pelos diversos serviços prestados: Paróquia São Josafat – placa entregue pela Sr.ª Nádia Morskei; Grupo Folclórico Vesselka – placa entregue pelo Presidente Luiz Emerson Charnei; Comunidade Paroquial de Encarnación – placa entregue pelo Sr. Antonio Krynytchney – Reitor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de Itapua – Encarnación, Paraguai.

– Apresentação do Grupo Infanto-Juvenil Fialka da Catedral Metropolitana São João Batista de Curitiba, sob a maestria da catequista Izabel Krevey.

– Pronunciamento do Embaixador da Ucrânia no Brasil Exmo. Sr. Rostyslav Tronenko. Ele parabenizou o Instituto pelas conquistas alcançadas e reconheceu o trabalho educacional focado na cultura ucraniana e na formação religiosa. Desejou a continuidade desse importante trabalho – com muito sucesso.

– Finalizando a noite festiva, o Grupo Folclórico Vesselka, coordenado pelos membros do Instituto desde a sua fundação em 1958, fez sua apresentação.

FOTOS – CARLOS FOTO

R. Saldanha Marinho, 25 – Oficinas

84035-360 Ponta Grossa

(42) 3025-4400