Comunidades receberam o Metropolita em Visita Canônica

 

 

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Serra dos Macacos

Aconteceu no dia 24 de agosto, o início da Visita Canônica de Dom Volodemer as comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reserva, Pr.

Neste primeiro dia, o Arcebispo Dom Volodemer acompanhado do Pároco Pe. Josafat Roiko visitou a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da localidade de Serra dos Macacos. Distante a 27 km da Sede Paroquial, hoje com um total de 30 famílias.

Antes de iniciar a Divina Liturgia, o Metropolita visitou o cemitério da localidade, tendo conhecimento de vários pioneiros da comunidade que lá estavam sepultados.

Ao chegar à igreja, Dom Volodemer foi recepcionado por membros da comunidade e pelo Presidente-executivo do Conselho Administrativo Paroquial Sr. Vilson Spak, que o acompanhou na inspeção das dependências da igreja e do pavilhão. Deu orientações para a melhoria da parte interna da igreja, no altar e na parte da assembleia.

De acordo com a programação, às 10.30hs, houve a recepção oficial do Metropolita em frente a igreja. Primeiramente, a Sra. Ana Staruchak – atual zeladora do Apostolado da Oração acolheu o Arcebispo com um belo discurso dizendo a alegria de recebe-lo na comunidade e que possa sempre estar a frente do Povo de Deus, guiando-os para o bom caminho. Da menina Ana Caroline Spak, Dom Volodemer recebeu um buquê de flores. Em seguida, o Presidente-Executivo Sr. Vilson Spak e sua esposa Sra. Edileuza Ribeiro Spak saudaram o Arcebispo Metropolita tradicionalmente, segundo o costume ucraniano, com pão e sal. O Pe. Josafat Roiko finalizou a acolhida.

Todo o povo adentrou a igreja entoando o canto em honra de Nossa Senhora Pid Tvii Pokrov, sob a direção da Ir. Maria Goreti Grabas, OSBM. As intenções e a epístola foram lidas pela jovem Gisele Iaremczuk. A Divina Liturgia foi toda cantada em ucraniano. O Pe. Josafat Roiko fez a proclamação do Evangelho. O texto tratava sobre a Verdadeira Videira.

Na homilia, o Arcebispo, primeiramente explicou o que é Visita Canônica e quem é o responsável a fazê-la e por que. Depois, enfatizou o ano da Misericórdia, dizendo que é o fundamento do amor-caridade e que temos que descobrir as raízes dessa misericórdia que está em Deus. Buscar uma identidade de fé, com um fortalecimento e crescimento espiritual, para produzir frutos – obras de misericórdia e caridade e sermos verdadeiros seguidores de Cristo.

Após a Divina Liturgia, houve a benção das flores devido a Festa da Assunção de Nossa Senhora. Foram feitas fotos com o CAP, com o Apostolado da Oração, com o Grupo de Jovens e com as crianças da catequese. Em seguida, o Arcebispo reuniu-se com as lideranças da comunidade: do Conselho Administrativo, do Apostolado da Oração, dos jovens e da catequese. Fez também a verificação dos livros documentais, assinalando-os com o carimbo da Visita Canônica.

Terminado o encontro, foi distribuído o pão abençoado e reuniram-se no pavilhão para o almoço de confraternização preparado pela comunidade.

Dom Volodemer despedindo-se da comunidade, acompanhado do Pe. Josafat e da Ir. Maria Goreti Grabas, OSBM, dirigiu-se para a localidade de Campinas Belas, onde fez a inspeção da igreja, pavilhão e seus arredores e retornando para Reserva visitou cemitério local.

 

Comunidade São Josafat de Campinas Belas

Continuando seu roteiro de visitas, no dia 25 de agosto, Arcebispo Dom Volodemer, visitou a comunidade São Josafat de Campinas Belas, acompanhado do Pe. Josafat Roiko e da Ir. Maria Goreti Grabas, OSBM. Esta comunidade está 30 km distante da Sede Paroquial e conta hoje com 45 famílias.

Ao chegar à igreja, o Metropolita recebeu as boas vindas do presidente Sr. Mariano Bilek. O povo, em oração, esperava o início da Divina Liturgia.

Em procissão, juntamente com o Pe. Josafat, o Arcebispo se dirigiu até a entrada da igreja, pois o povo já o aguardava para a recepção oficial. A jovem Camila Bilek, em seu discurso, falou que imensa era a alegria de poder receber o Arcebispo. Tinham conhecimento que a missão de pastor era de grande responsabilidade e importância exigindo força e coragem. Pediu a Deus e Maria Santíssima iluminarem Dom Volodemer em sua missão na messe de Cristo. A jovem Daniele Bobek Rebinski entregou um buquê de flores.

O pão e o sal foram entregues pelo Sr. Mariano Bilek – Presidente-executivo e sua esposa Sra. Josefa Rebisnki Bilek, que acolheu Dom Volodemer em seu discurso.

Finalizando a recepção, Pe. Josafat Roiko em seu discurso saudou o Arcebispo, dizendo ser esta a primeira vez que estava na comunidade. Pediu que a partir do conhecimento da nossa realidade possa os instruir para o fortalecimento de nossa comunidade, mostrando-nos alternativos para o crescimento.

Todos os presentes, adentraram a igreja entoando o canto Pisnio Slave, em honra do Padroeiro São Josafat, sob a direção da Ir. Maria Goreti Grabas, OSBM. As intenções e a epístola foram lidas pela jovem Daniele Bobek Rebisnki. A Divina Liturgia foi cantada em ucraniano.

Após a leitura do Evangelho feita pelo Pe. Josafat Roiko, texto de São Lucas 21,1-4 sobre a oferta feita pela viúva, Dom Volodemer em sua homilia, iniciou explicando o significado de Visita Canônica e o seu objetivo. Destacou a importância de ensinar para melhorias e para o enriquecimento da comunidade em todos os setores, seja na igreja seja nos membros dos movimentos e da comissão. Continuou, enfatizando o Ano da Misericórdia dizendo que, a fé sem obras é morta. Que não podemos separar fé e vida. E que o evangelho é um exemplo de generosidade. E o cristão verdadeiro cresce espiritualmente quando se esforça para ser generoso.

A Divina Liturgia seguiu normalmente, e grande número de fiéis que recebeu a Santa Comunhão. Após o canto final, foram feitas fotos com o CAP, com o Apostolado de Oração, com o Grupo de Jovens, com as crianças e com as catequistas.

No final foi distribuído o pão abençoado e Dom Volodemer, reuniu-se com as lideranças da comunidade. E também fez a verificação dos livros documentais, assinalando-os com o carimbo oficial.

Terminado esse encontro todos se dirigiram ao pavilhão, pois foi preparado, pela comunidade, o almoço de confraternização.

Concluído o almoço, o Arcebispo, despedindo-se da comunidade e retornou a Reserva.

 

Comunidade São José de Serra da Mesa

Terceiro dia, 26 de agosto, da sua Visita Canônica pelas comunidades pertencentes à Paróquia de Reserva, Dom Volodemer, se dirigiu até a comunidade de Serra da Mesa que tem como Padroeiro São José. Distante a 43 km da Sede Paroquial, conta hoje com 20 famílias.

Acompanhado do Pe. Josafat Roiko e da Ir. Lucia Salkoski, OSBM, o Arcebispo chegou até a localidade. Inicialmente, juntamente com o Sr. Mariano Kostoresko, inspecionou a igreja, o pavilhão e seus arredores.

Ao se paramentar, seguiu em procissão com o Pe. Josafat até a entrada da igreja. O povo esperava ansioso para recepciona-lo.

Num primeiro momento, a Sra. Sandra Mara W. Kostoreska, em seu discurso, saudou o Metropolita, externando a alegria da sua presença. O pão e o sal foram entregues pelo Sr. Mariano Voinaroski – Presidente-executivo e sua esposa Sra. Lucia Homentchuk Voinaroski. As flores foram entregues pela menina Emili Natalia Voinaroski. Em seguida, o Pároco Pe. Josafat Roiko, em seu discurso, ressaltou o ano da Misericórdia e o marcante momento da Visita do Metropolita, por ser a primeira na comunidade. Pediu ao Arcebispo benção para a comunidade e deu-lhe as boas vindas.

Todos o povo em procissão adentrou a igreja com o canto Tvortche Mohutchei, sob a direção da Ir. Lucia Salkoski, OSBM. A Divina Liturgia foi toda cantada em ucraniano pela comunidade.

As intenções foram lidas pela Sra. Sandra Mara W. Kostoreska e a epístola foi lida pela jovem Edivane Kostoreska. A proclamação do Evangelho foi feita pelo Pe. Josafat Roiko. E na homilia Dom Volodemer iniciou dizendo que era a terceira vez que estava ali. Depois, explicou brevemente o que é Visita Canônica, quem faz e o que faz durante a permanência na comunidade. Disse que existe o esforço para recuperar sua própria história através de documentos. Buscar a identidade, pois primeiro somos seres humanos, depois cristãos, católicos e por fim católicos ucranianos.

Já o texto bíblico, na epístola é o grande hino à caridade. Momento para cada um analisar sua vida e se perguntar: sou do amor ou do ódio? Ver a vida familiar, trabalho e procurar transmitir o amor e com isso fazer obras de caridade.

A Divina Liturgia seguiu normalmente, e os fiéis presentes receberam a Santa Comunhão. Após o canto final, Pid Tvii Pokrov, foram feitas fotos com a CAP, com o Apostolado de Oração, com o Grupo de Jovens, com as crianças e com as catequistas.

Após a Divina Liturgia, foi distribuído o pão abençoado. Dom Volodemer reuniu-se com as lideranças da comunidade. E também fez a verificação dos livros documentais, assinalando-os com o carimbo oficial.

Terminado esse encontro todos se dirigiram ao pavilhão, pois foi preparado, pela comunidade, o almoço de confraternização.

Concluído o almoço, o Arcebispo, despedindo-se da comunidade passou pela comunidade de Barreiros, lugar que será visitado no domingo. Em seguida retornou a Reserva.

 

Comunidade São José Operário de Telêmaco Borba

No quarto dia de Visita Canônica – 27 de agosto, Dom Volodemer acompanhado do Pároco Pe. Josafat Roiko e da Ir. Lucia Salkoski, OSBM, dirigiu-se para a cidade de Telêmaco Borba, distante 80 km da Sede Paroquial e que conta hoje com 30 famílias.

Ao chegar, o Arcebispo foi recepcionado por várias pessoas da comunidade. Inicialmente, acompanhado pelo Sr. Sérgio Bahri – Tesoureiro, inspecionou e verificou as dependências da igreja, do pavilhão e os arredores.

Ao se paramentar, seguiu em procissão com o Pe. Josafat Roiko até a entrada da igreja onde o povo presente o aguardava.

Num primeiro momento, o Sr. Ismael Cionek – Vice-presidente, em seu discurso, acolheu o Metropolita dando-lhe as boas vindas, reconhecendo seu árduo trabalho em poder sempre conhecer as comunidades do povo de Deus, auxiliando-as e orientando-as para o crescimento espiritual e o bom seguimento da vida cristã. O pão e o sal foram entregues, após o discurso, pelo Sr. Ronaldo Borges e Sra. Daiane Katchuk Borges. O buquê de flores foi entregue pela menina Camile Machado Bahri.

Os fiéis presentes, ao término da recepção adentraram à igreja, juntamente com o Metropolita, para o início da Divina Liturgia. Neste momento entoou-se o canto Tvortche Mohutchei, sob a direção da Ir. Lucia Salkoski. A Divina Liturgia foi toda cantada pelos fiéis em ucraniano. As intenções foram lidas pelo Sr. Sergio Bahri e a epístola pela jovem Francine Pacholok. A proclamação do Evangelho foi feita pelo Pe. Josafat Roiko.

Em sua homilia, primeiramente, Dom Volodemer relembrou que esta é a terceira vez que visita esta comunidade, sendo essa a primeira como Arcebispo. Explicou brevemente o significado da Visita Canônica, o que é, quem a faz e qual é o objetivo de se estar visitando as comunidades. Destacou a importância de se recuperar documentos históricos que mostrem o início de cada comunidade e hoje analisando a atual situação da igreja.

Ressaltou o Ano da Misericórdia e a necessidade de procurar ser generoso nos dias de hoje. Na passagem bíblica do Evangelho de Mateus sobre a ovelha desgarrada, mostrou a importância de viver em comunidade. A vivência da fração do pão. A harmonia entre os povos e mostrar que o cristão é comunitário. Enfatizou a urgência em começar a catequese de adultos, pois a catequese inicia em casa e a igreja é uma extensão dos lares.

A Divina Liturgia continuou normalmente, e os fiéis presentes receberam a Santa Comunhão. Após o canto final, Pid Tvii Pokrov, foram feitas fotos com membros do CAP, com o Apostolado de Oração, com o Grupo de Jovens, com as crianças e com membros da comunidade.

Ao finalizar a Divina Liturgia, foi distribuído o pão abençoado. Dom Volodemer reuniu-se com as lideranças da comunidade. E também fez a verificação dos livros documentais, assinalando-os com o carimbo oficial.

Terminado esse encontro todos se dirigiram ao pavilhão, pois foi preparado, pela comunidade, o almoço de confraternização.

Concluído o almoço, o Arcebispo, despedindo-se da comunidade, retornou a Reserva.

 

Comunidade Natividade de Nossa Senhora de Barreiros

            No domingo, dia 28 de agosto, o Arcebispo, acompanhado do Pároco Pe. Josafat Roiko e da Ir. Lúcia Salkoski, OSBM visitou a comunidade de Barreiros, distante 14 km da Sede Paroquial, contando hoje com 45 famílias e que tem por Padroeira Natividade de Nossa Senhora.

Ao chegar, cumprimentou vários membros da comunidade e iniciou a inspeção das dependências da igreja e arredores.

Após se paramentar, o Metropolita seguiu, em procissão com o Pe. Josafat até a entrada da igreja. Toda a comunidade já o aguardava para o início da recepção oficial.

Inicialmente, a Sra. Ana Romaniuk Hneda – Zeladora do Apostolado da Oração saudou Dom Volodemer e em seu discurso disse a honra e a alegria de recebê-lo na comunidade. Pediu que a proteção divina sempre o acompanhe na sua missão como pastor e solicitou sua benção para toda a comunidade. O pão e o sal foram oferecidos pela Sra. Lídia Hneda e pelo Sr. Vicente Hneda. Em seguida, o Sr. Dionizio Hneda entregou, ao Arcebispo um vaso de flores. Finalizando a recepção, Pe. Josafat em seu discurso destacou a alegria da presença de Dom Volodemer na comunidade e ressaltou o ano da misericórdia, dizendo a importância da missão do Bom Pastor, hoje representada na pessoa do Arcebispo que vai ao encontro do seu rebanho, e encerrou pedindo sua benção a comunidade.

Terminada a recepção, Pe. Josafat, Dom Volodemer e toda a comunidade, entoando o canto O Boje Velekei, sob a direção da Ir. Lucia Salkoski, OSBM, adentraram a igreja para o início da Divina Liturgia. Também se fazia presente a comunidade latina Bom Jesus da Barra do Encontro. As intenções foram lidas pelo Sr. Leandro Hneda. Toda a celebração foi cantada em ucraniano. A epístola foi lida pelo Sr. José Carlos Hneda. A proclamação do Evangelho – Mt. 22,35-46 – foi feita pela Pe. Josafat Roiko.

Em sua homilia, Dom Volodemer relembrou o início do seu ministério sacerdotal, e esta foi uma das primeiras comunidades que ele deu assistência. Em 2006 retornou a esta comunidade para a comemoração do seu Jubileu de Prata de Vida Sacerdotal. E neste ano realizando a Visita Canônica. Fez uma breve explicação sobre o que é a Visita Canônica, quem a faz e qual é o objetivo de fazê-la em cada comunidade, verificando seus livros e documentos, inspecionando a estrutura da igreja e de suas dependências.

            Seguiu, enfatizando o trabalho com a renovação das paróquias, enunciando o lema da CNBB: “Nova Paróquia: Comunidade de Comunidade”. Falou de cada família como pequena comunidade e extensão da igreja, como Igreja doméstica.

            Destacou o Ano da Misericórdia, do amor-caridade, da fraternidade. No texto bíblico ressaltou o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. O respeito e o cuidado a nós mesmos. Quem não ama a si mesmo não pode amar o próximo, em todos os sentidos.

A Divina Liturgia prosseguiu normalmente, várias pessoas de aproximaram para receber a Santa Comunhão. Terminada a celebração, Dom Volodemer abençoou flores e sementes trazidas pelo povo. Em seguida, foram feitas fotos com membros do CAP, com o Apostolado de Oração, com o Grupo de Jovens, com as crianças, catequistas e com membros da comunidade.

Ao finalizar a Divina Liturgia, foi distribuído o pão abençoado. Dom Volodemer reuniu-se com as lideranças da comunidade. E também fez a verificação dos livros documentais, assinalando-os com o carimbo oficial.

Terminado esse encontro todos se dirigiram ao pavilhão, pois foi preparado, pela comunidade, o almoço de confraternização.

Concluído o almoço, o Arcebispo, despedindo-se da comunidade retornou a Reserva e seguiu viagem a Curitiba.

Dom Volodemer retornará a Reserva em outubro para realizar a Visita Canônica na Sede Paroquial.

Fotos:

  1. Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Serra dos Macacos
  2. Pe. Josafat Roiko, Ana Caroline Spak, Dom Volodemer, Sra. Ana Staruchak
  3. Pão e Sal – Sr Vilson Spak – Presidente-executivo e Sra. Edileuza Ribeiro Spak
  4. Recepção – Pe. Josafat Roiko
  5. Membros do Conselho Administrativo Paroquial
  6. Igreja São Josafat – Campinas Belas
  7. Daniele Bobek Rebisnki, Dom Volodemer, Camila Bilek
  8. Benção do pão e sal – Sr. Mariano Bilek – Presidente-executivo e Sra. Josefa Bilek
  9. Recepção – Pe. Josafat Roiko
  10. Membros do Conselho Administrativo Paroquial
  11. Igreja São José – Serra da Mesa
  12. Entrega de Flores – Emili Natália Voinaroski
  13. Benção do pão e sal – Sr. Mariano Voinaroski – Presidente-executivo e Sra. Lucia Homentchuk Voinaroski
  14. Recepção – Pe. Josafat Roiko
  15. Membros do Conselho Administrativo Paroquial
  16. Igreja São José Operário
  17. Recepção – Sr. Ismael Cionek – Vice-presidente
  18. Benção do pão e sal – Sr. Ronaldo Borges e Sra. Daiane Tkaczuk Borges
  19. Recepção – Pe. Josafat Roiko
  20. Membros do Conselho Administrativo Paroquial
  21. Igreja Natividade de Nossa Senhora – Barreiros
  22. Benção do pão e sal – Sra. Lidia Hneda e Sr. Vicente Hneda
  23. Entrega de Flores – Dionisio Hneda
  24. Recepção – Pe. Josafat Roiko
  25. Membros do Conselho Administrativo Paroquial