Comunidade do Rio do Meio em Visita Canônica

Entre os dias 17 a 20 de dezembro de 2015, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade de Rio do Meio, município de União da Vitória, pertencente à Paróquia Exaltação da Santa Cruz, com sede em Rio das Antas, município de Cruz Machado; em breve fará parte da nova Paróquia a ser criada em São Cristóvão. A presente matéria apresenta a história, a atualidade e a Visita Canônica realizada em Rio do Meio.

HISTÓRIA

O presente histórico foi elaborado pela Ir. Cecília Zamulhak, SMI e pelo catequista Luiz Antonio Parastchuk. Além do aporte oral de alguns membros da Comunidade Santa Terezinha, foram utilizadas as seguintes fontes: Livro de Crônica da Casa das Irmãs Servas de Maria Imaculada do Rio da Antas dos anos 1979-1993 (doravante CCI), Livro de Atas № 01 da Capela Santa Terezinha do Rio do Meio (doravante Livro de Atas № 01…) e o Livro de Conta Corrente da referida Capela de 1982 a 2004.

As famílias ucranianas do Rio do Meio, município de União da Vitória, como as de Pinhalão e Papua, inicialmente faziam parte da Comunidade do Rio dos Banhados, para onde as famílias se deslocavam para participar das celebrações. Para facilitar a participação dos fiéis, a pedido dos mesmos, com o correr do tempo, foram se formando as pequenas comunidades, administrativamente independentes, dentro da ampla Paróquia de Rio das Antas. Na época deste desmembramento, à comunidade do Rio do Meio também pertenciam as famílias de Pinhalão e Papua. Uma vez desmembrada da Capela do Rio dos Banhados, a comunidade teve seu início por volta do ano de 1980, tendo celebrações na Escola Duarte Cata Preta. Nesta época, a mesma também era utilizada pela comunidade latina. Nesta escola, residia a família de Eugênio Olinek, que era catequista e sua esposa Lídia atuava como professora. O sacerdote que passou a atender esta comunidade nascente foi o Pe. Floro Vodonis (Depoimento da comunidade ucraniana da Capela de Santa Terezinha em Rio do Meio em 13.12.2015).

Aos 23 de setembro de 1981, segundo a Crônica das Irmãs, a paróquia do Rio das Antas recebe um novo pároco na pessoa do Pe. Dionísio Zaluski (Crônica da Comunidade das Irmãs SMI da Casa Cristo Rei, Rio das Antas, 1979-1993, folha 18, doravante CCI), o qual permanece na direção da paróquia até o dia o dia 09 de março de 1988 (CCI, folha 88), sendo substituído pelo Pe. Metódio Kravetz.

Em 1982, sob o comando do pároco Dionísio Zaluski, foi formada a primeira diretoria que decidiu a construção de uma capela, ao lado da escola. O terreno foi doado por Basílio Wiatek. Na verdade, foi construído um pavilhão para a realização de festas e outros eventos. A igreja não foi construída pelo motivo do local ser muito pequeno e retirado. A comunidade ganhou, então, uma nova área de terra para a construção da igreja, doada pelo Sr. Casimiro Charkoski.

Segundo o primeiro Livro de Atas, consta o nome do Sr. Eugênio Olinek no cargo de presidente-executivo e demais membros da primeira diretoria; o objetivo da reunião era planejar a arrecadação de fundos para a construção da capela, porém iniciando pela construção do botequim. Através das atas nota-se a dinamicidade da comunidade e pressa na arrecadação de meios para a construção. Também procurava-se ter a diretoria bem disponível para cumprir com as suas obrigações. Quando era necessário, elegiam-se outros membros (Livro de Atas № 01 da Capela Santa Terezinha do Rio do Meio, 01 de fevereiro de 1982, folha 01).

De acordo com a crônica das Irmãs Servas, no dia 27 de maio de 1984, o Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM celebrou a primeira Divina Liturgia na comunidade do Rio do Meio e fez a bênção da pedra fundamental da igreja (CCI, folha 42).

Depois de dois anos, no dia 20 de abril de 1986, Dom Efraim volta ao Rio do Meio para benzer e inaugurar a nova igreja (CCI, folha 64) sob o patronato de Santa Terezinha. Esta igreja foi construída sem a devida segurança estrutural. Assim, oito anos mais tarde, no dia 18 de dezembro de 1994, a comissão da igreja decidiu reformá-la para pavilhão e ao seu lado construir uma igreja nova (Livro de Atas № 01…, folha 18).

A bênção da atual igreja do Rio do Meio foi realizada pelo então Bispo Eparca Dom Efraim no dia 22 de novembro de 1998. Nesta ocasião, o pároco de Rio das Antas era o Pe. Nivaldo Kozlinski. Dom Efraim deixou registrado o seguinte elogio: “Parabenizo a Comissão desta Comunidade, bem como todo o bom e exemplar povo do lugar pela obra executada num composto de harmonia e união, sob a orientação do Pe. Pároco Nivaldo Kozlinsky. Com a nossa bênção especial” (Livro de Conta Corrente… folha 48).

Dado que as Irmãs Servas de Maria Imaculada têm a sua residência na sede da Paróquia de Rio das Antas à qual a Comunidade do Rio do meio faz parte, os párocos sempre se serviam da colaboração das irmãs para as diversas necessidades, não só pastorais, mas também de organização de festas e outras. No dia 12 de junho de 1983, Ir. Helena Dombek, SMI foi ao Rio do Meio para rezar o Moleben com a comunidade e fazer uma reunião com os jovens. O mesmo ocorre no dia 25 de setembro de 1983, quando as Irmãs Irenarca Makohin e Ir. Helena Dombek rezam com a comunidade o Moleben, dão aos presentes uma conferência e fazem a reunião com a juventude. No ano de 1984, as irmãs se deslocaram até esta comunidade por cinco vezes para auxiliá-la em suas necessidades pastorais e culturais. No dia 08 de dezembro de 1984, o primeiro grupo de jovens foi admitido para a Congregação Mariana (CCI).

Os párocos da Paróquia de Rio das Antas e que, consequentemente atendiam a Comunidade de Santa Terezinha, foram os seguintes: o Pe. Metódio foi substituído pelo Pe. Jaroslau Susla por alguns meses; em 4 de junho de 1989, assume o Pe. Nivaldo Kozlinski; em 2008, é nomeado o Pe. Irineu Vaselkoski, que dirige a paróquia até o ano de 2013, sendo substituído pelo atual, Pe. Luiz Pedro Polomanei.

As últimas Santas Missões foram pregadas de 22 a 27 de julho de 2012, com o Pe. Gregório Hunka, OSBM.

ATUALIDADE

A localidade fica a 22 km de São Cristóvão e 27 km de Rio das Antas. A comunidade de Rio do Meio é constituída por aproximadamente 60 famílias ucranianas e outras famílias mistas e latinas. A maioria das famílias é empregada em União da Vitória. O restante, sendo pequenos agricultores, sobrevive cultivando soja, leite, erva-mate, milho, verduras orgânicas e também madeira.

Desde 09 de agosto de 2015, o Conselho administrativo atual é composto pelos seguintes membros: Presidente-Executivo – Ivanir Perich, Vice-Presidente – Antonio Brozozowski, 1ª Secretária – Lubina Parastchuk Keveluk, 2º Secretário – Edinei Parastchuk, 1º Tesoureiro – Benedito Parastchuk, 2º Tesoureiro – Ernani Ireneu Granater, Conselheiros: Leonardo Lehun, Miguel Perich, Marisa Parastchuk, Crislaine Lehun, Aguinaldo Lehun, Sergio Perich, Claudio Parastchuk, Vitor Palamar, Paulo Iuski, Geraldo Lehun, Clemente Perich, Cleuza Waligura Perich. Como projetos futuros, serão realizadas as seguintes melhorias: ampliação da cozinha de acordo com as normas civis e construção do muro em volta da propriedade da igreja. Espera-se que, com a criação da nova paróquia, o atendimento pastoral do pároco e das religiosas seja melhor, informaram os catequistas.

Seis crianças participam da catequese; são do segundo nível. A comunidade conta com quatro catequistas: Irene Lehun, Crislaine Lehun, Lubina Parastchuk Keveluk e Luiz Antonio Parastchuk, que é o coordenador. A catequese é ministrada a cada duas semanas, porque os catequizandos moram muito longe, trabalhando-se uma hora mais. Está sendo formado o grupo do MEJ.

O grupo do Apostolado de Oração conta com 36 membros, sendo 19 senhoras e 17 senhores. A zeladora deste grupo é a Sra. Cleusa Waligura Perich, desde 17 de novembro de 2013. Antes existiam membros, mas não eram organizados. Mais ou menos em 1994, a Ir. Hercília Shymon, juntamente com o Pe. Nivaldo Kozlinski, iniciou o movimento. Nos últimos anos, a Ir. Matilde Cherevati deu um impulso de renovação ao movimento.

VISITA DO ARCEBISPO METROPOLITA

A Visita Canônica foi realizada entre os dias 17 a 20 de dezembro.

Dia 18, sexta-feira, às 18:30, na entrada da igreja, entre cantos religiosos apropriados, o Arcebispo Metropolita foi solenemente acolhido pela comunidade que, apesar da chuva torrencial e dos empregos e trabalhos, se reuniu em número significativo. A adolescente Evelyn Baiak saudou o visitante e sua irmã Tainara lhe entregou um belo buquê flores. Com o pão e sal, o Presidente-Executivo Ivanir Perich e sua esposa Cleusa Waligura Perich, que proferiu um discurso, Dom Volodemer foi alegremente recebido. No interior da igreja, o Pároco Luiz Pedro cumprimentou o Metropolita e entregou a comunidade de Rio do Meio a seus cuidados pastorais por três dias.

Dom Volodemer conversou com o Pároco Luiz Pedro Polomanei e as Irmãs Servas. Encontrou-se com o CAP, o grupo do Apostolado da Oração, os catequistas e seus catequizandos. Teve uma conversa com os jovens. Foi conhecer o cemitério situado no Distrito de São Domingos, um cemitério excelentemente administrado e cuidado, algo muito raro nas comunidades interioranas. Verificou os livros documentais. Visitou as seguintes famílias: Miguel Perich, Geraldo Lehun, Leonardo Lehun e Ivanir Perich, onde se hospedou.

Dia 13 de dezembro, domingo de manhã, chovia leve o tempo todo. A Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica, que foi solene pontifical, foi iniciada às 09:30. Em sua homilia, o Arcebispo Metropolita focalizou principalmente os Sacramentos, que devem ser devidamente compreendidos e coerentemente vividos, constituindo a verdadeira vida sacramental, no sentido eclesial, espiritual e moral. Na proximidade das festas natalinas e de fim de ano, Dom Volodemer desejou a todos os presentes um feliz Natal e um abençoado Ano Novo.

A celebração contou com o serviço litúrgico dos acólitos de Mallet e Dorizon: Eduardo Barbosa Araújo, Jairo Kuczynski, Carlos Otávio Kuczynski, Tiago Henrique Oszust. As Irmãs Egídia Pastuch e Cecília Zamulhak auxiliaram na celebração e dirigiram a cantoria.

Após a celebração litúrgica, a comunidade prestou uma homenagem especial de agradecimento ao Arcebispo Metropolita pela Visita Canônica. A catequista e secretária do CAP Lubina Parastchuk Keveluk reconheceu o significado pastoral da visita e disse: “A palavra abundante que o senhor semeou nestes dias nos ajudará a reavivar e gostar de pertencer com sempre maior orgulho a esta Igreja”. O Presidente-Executivo Ivanir Perich agradeceu com breves palavras e uma gratificação. O Pároco Luiz Pedro Polomanei mostrou-se muito contente, percebendo renovação espiritual e pastoral na comunidade.

Após as sessões de fotos, todos os presentes se reuniram no pavilhão para o almoço de confraternização.

FOTOS

  1. Igreja Santa Terezinha
  2. Cemitério – Distrito de São Domingos
  3. Família do Sr. Miguel Perich
  4. Família do Sr. Geraldo Lehun
  5. Família do Sr. Leonardo Lehun
  6. Casal Ivanir Perich e Cleusa Waligura Perich
  7. Comunidade acolhe o Arcebispo Metropolita
  8. Reunião com o CAP
  9. Encontro com os catequizandos, mejistas e catequistas
  10. Catequistas: Irene Lehun, Crislaine Lehun, Lubina Parastchuk Keveluk e Luiz Antonio Parastchuk
  11. Encontro com o Apostolado da Oração
  12. Encontro com os jovens
  13. Divina Liturgia
  14. Lideranças
  15. Confraternização