Comunidade do Parque N. S. das Graças recebeu o Metropolita

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM chegou a Ponta Grossa ao anoitecer do dia 23 de novembro e hospedou-se na casa paroquial. No dia seguinte, ele recebeu do Vigário Paroquial Pe. Melecio Kraiczyi, OSBM o programa da Visita Canônica a ser realizada na comunidade ucraniana do Parque Nossa Senhora das Graças. O histórico da comunidade e o relatório geral o Padre já havia lhe passado com antecedência por e-mail.

Na quinta-feira, 24 de novembro, às 19:30, o Metropolita teve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial (CAP). Antes da reunião, acompanhado pelo Vigário Paroquial e membros do Conselho Administrativo Paroquial, ele verificou o salão que serve também como capela, as salas de catequese (junto ao salão), a cozinha e a churrasqueira. Vistoriou o terreno destinado para a construção da igreja. Durante a reunião foram tratados vários assuntos: fundos para a construção da igreja, dízimo, preservação das tradições e da língua ucraniana, catequese, colaboração com a igreja Matriz, problema dos fiéis mais distantes da comunidade.

O jantar foi oferecido pela família de José Sheremeta (conhecido como Juca) e Maria Kobiakoski Sheremeta, que têm dois filhos, Gilmar e Fábio. Eles são provenientes de São Roque, Ivaí, e vieram para Ponta Grossa há mais de 10 anos. Toda a família comanda uma loja e oficina de pneus – a Juca Pneus. Parentes e funcionários participaram do alegre momento.

Na tarde do dia seguinte, acompanhado pelo Pe. Melecio e Ir. Terezinha Bossi, SMI, Dom Volodemer rezou o Moleben ao Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, ele teve um encontro com os membros do Apostolado da Oração, quando verificou a atuação do grupo e falou sobre a riqueza espiritual e pastoral desse histórico movimento.

O jantar foi na família de João Homenchuk e Teodozia Dziombra Homenchuk. Seus filhos são a Dirce, formada em Direito e atuante na Pastoral Catequética, e Lucas. A família veio de São Roque, Ivaí, em 1991. O Sr. João trabalhou numa madeireira e já há alguns anos está aposentado. Além do Pe. Melecio e da Ir. Terezinha, a família convidou para o jantar também o Pe. Márcio – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Medianeira.

Dia 26, sábado, às 09:15min, o Arcebispo Metropolita foi primeiramente recebido pelos catequizandos Beatriz Czerevati de Andrade (do 2º nível) e André Luiz Paulouski (da perseverança) que pronunciaram palavras de boas-vindas em ucraniano e português. A seguir, foi celebrada a Divina Liturgia em português durante a qual os catequizandos, as catequistas e alguns pais fizeram uma reflexão dirigida por Dom Volodemer sobre a necessidade da catequese permanente, de pertencer e participar de uma comunidade eclesial, sobre o valor da família e de uma boa educação, que deve ser realizada por meio de “podas” frequentes, assim como fazem os jardineiros e agricultores com suas flores e plantas. O Pe. Melecio concelebrou. Ir. Cimiriela Kobelnyk, SMI esteve presente.

Após a Divina Liturgia, os catequizandos se reuniram numa das salas de catequese, onde o Metropolita lhes distribuiu doces e fez sorteios de pequenos prêmios. As catequistas também tiveram um diálogo particular com o Metropolita.

Para o almoço, o Arcebispo Metropolita visitou a família de Deonisio Zaterczcony e Bernadete Zaterczcony, que há uns 20 anos vieram de São Roque, Ivaí. Deonisio trabalha com a venda de divisórias e Bernadete é mensalista. O casal tem dois filhos: Nicolas e Arthur, que no próximo domingo irá fazer a Primeira Comunhão. O Pároco Metódio Techy, OSBM, o Vigário Paroquial Pe. Melecio Kraiczyi, OSBM e a Ir. Cimiriela Kobelnyk, SMI, alguns parentes e amigos da família participaram desse momento de partilha.

Contando com a participação das Irmãs Servas de Maria Imaculada Cimiriela Kobelnik e Cristina Slobojian e com o trabalho de preparação das catequistas leigas locais, domingo, dia 27, com início às 9 horas, a comunidade prestou homenagem ao Arcebispo Metropolita. Na entrada da capela formou-se uma procissão com os catequizandos e celebrantes. Adentrando a capela, todo o povo cantou o muito amado hino a Maria Santíssima Pid tviy pokrov. Os catequizandos se posicionaram do lado esquerdo do altar e os líderes da comunidade do lado direito. Os catequizandos cantaram algumas canções, intercaladas entre os discursos. Falando em ucraniano e português, os jovens irmãos Dirce e Lucas Homenchuk saudaram o Metropolita alegremente. O casal Irineu Adena e Terezinha Kobiakoski Adena o saudaram com pão e sal, como manda a tradição ucraniana. A catequizanda Juliane Pidleski entregou-lhe um vaso de orquídeas. Acompanhado de sua esposa Josefa Czerevati Bilecz, o Presidente-Executivo Sr. Salvador Bilecz agradeceu ao Metropolita pela visita. Falando em ucraniano, o Pe. Melecio agradeceu pela visita e enfatizou que ela é histórica, porque é pela primeira vez que um Bispo faz Visita Canônica na comunidade.

Seguiu a celebração da Divina Liturgia durante a qual o Arcebispo Metropolita fez uma conclusão de sua visita. Ele avaliou positivamente a comunidade e destacou que o foco nos próximos anos deve ser a construção da igreja, o que exigirá mais empenho pastoral e administrativo, buscando a convergência de todas as forças, recursos e energias. Agradecendo, ao final da celebração, o Pe. Melecio afirmou que a visita foi um impulso e encorajamento para que a comunidade abrace a causa da construção da igreja.

Após as fotos grupais, familiares e pessoais, o Arcebispo Metropolita, o Padre e as Religiosas dirigiram-se até a casa da família do Sr. Irineu Adena e Sra. Terezinha Kobiakoski Adena para o saboroso almoço, em companhia de outros parentes e convidados. A família anfitriã também é proveniente de São Roque, Ivaí, que há 20 anos se mudou para Ponta Grossa em busca trabalho e de melhores condições de vida. Há seis anos, Irineu trabalha na firma Juca Pneus; sua esposa é mensalista; a filha Camila é estudante.

Que Deus abençoe generosamente a comunidade do Parque Nossa Senhora das Graças!

FOTOS

  1. Arcebispo Metropolita fala aos membros do CAP
  2. Metropolita com a família de Jose´Sheremeta
  3. Grupo do Apostolado da Oração
  4. Família de João Homenchuk
  5. André Luiz Paulouski (perseverança) e Beatriz Czerevati de Andrade (2º nível) dão as boas-vindas ao Metropolita
  6. Metropolita dialoga com os catequizandos
  7. Encontro com as catequistas e catequizandos – sorteio de prêmios
  8. Catequistas: Dirce Homenchuk, Maria Margarete Czerevaty Andrade, Ir. Cimiriela Kobelnyk, SMI, Lorena Gregório, Elecéia Adena, Janete Kinach
  9. Almoço na casa de Deonisio e Bernadete Zaterczcony
  10. Irmãos Dirce e Lucas Homenchuk cumprimentam o Metropolita
  11. Casal Irineu Adena e Terezinha Kobiakoski Adena saúdam o Metropolita com pão e sal
  12. Catequizanda Juliane Pidleski entrega um vaso de orquídeas ao Metropolita
  13. Catequizandos cantam para o Metropolita
  14. Presidente-Executivo Sr. Salvador Bilecz, acompanhado de sua Esposa Sra. Josefa Czerevati Bilecz, agradece ao Metropolita pela visita
  15. Melecio homenageia o Metropolita
  16. Homilia
  17. Lideranças da comunidade
  18. Almoço na família de Irineu e Terezinha Kubiakoski Adena