Comunidade de Reserva recebeu o Metropolita

Entre os dias 12 a 16 de outubro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade da sede paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reserva. Sob forte chuva, ele chegou à cidade ao anoitecer, no dia da Festa da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida e se hospedou na casa paroquial.

Dia 13 de outubro – quinta-feira, de manhã, juntamente com o Pároco Josafat Roiko, o Metropolita montou um programa de sua visita. No decorrer do dia, ele examinou o histórico da comunidade e encaminhou a documentação da Visita Canônica a partir do relatório apresentado.

Às 19 horas, ele celebrou a Divina Liturgia em português, que foi precedida por uma saudação de acolhida da parte do Pároco, que concelebrou. Continuando a mesma temática das visitas anteriores, as reflexões da homilia trataram da misericórdia. Hoje, o foco foi a natureza divina – Deus que é amor ao qual é necessário corresponder. Depois, o prelado teve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial durante a qual verificou as informações repassadas no relatório e colheu outras sobre o andamento geral da vida comunitária cristã.

A chuva continuou persistente.

Dia 14 de outubro – sexta-feira. De manhã, o Arcebispo Metropolita verificou os livros paroquiais. Ao meio-dia, acompanhado pelo Pároco Josafat, ele concedeu uma entrevista à Rádio Reserva FM, uma rádio comunitária, durante o programa Jornal do Meio-Dia, dirigido por Orlei Ferreira. Ele perguntou sobre a vida do Metropolita, sobre a Igreja Católica Ucraniana no Brasil e especialmente sobre sua visita na Paróquia de Reserva. O Pároco explicou os detalhes dessa visita.

Às 19 horas – Divina Liturgia e encontro com os integrantes do Movimento do Apostolado da Oração. Ir. Mateia Greschuk, OSBM exerce a função de coordenadora. A Sra. Irene Staruzak Makoski é a zeladora; ela é casada com o Sr. Clemente Makoski, que também presta uma ajuda na condução do grupo. Compareceu um número significativo para ouvir a mensagem do Metropolita, que falou a todos os presentes sobre a importância dos movimentos na Igreja e, sobretudo, sobre a riqueza apostólica do Apostolado da Oração. Enfatizou a necessidade de levar mais a sério os propósitos do movimento, principalmente a espiritualidade do amor decorrente da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Após a celebração litúrgica, somente com os membros do grupo, Dom Volodemer tratou rapidamente de alguns aspectos práticos: livro de atas, preparação para ingressar no movimento, o rito do ingresso-preinhatia, a dinâmica das reuniões.

O jantar foi na casa do Sr. Augustinho Parteka Lopata, um dos donos do supermercado Super Lopata, casado com Eva Antosko Lopata. O casal tem dois filhos já crescidos: Cesar Augusto e Lucas. Empresário bem-sucedido, Augustinho dirige o supermercado juntamente com toda a sua família – pai, irmãos, filhos. Foi um encontro muito amigável quando se festejou os nove anos de vida sacerdotal do Pároco Josafat.

15 de outubro – sábado. Às 09:45, Dom Volodemer teve um encontro com as catequistas e seus catequizandos. Ficou conhecendo a organização da Pastoral Catequética, coordenada pela Ir. Lucia Salkouski, OSBM. Ela conta com uma boa equipe de catequistas leigas voluntárias e também jovens auxiliares.

Às 14 horas, houve um ensaio na igreja com o objetivo de se preparar para a Divina Liturgia de amanhã, que será solene, cantada em ucraniano.

Como nos dias anteriores, às 19 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, mas com maior participação de fiéis, que comparecem em maior número nos sábados. O Metropolita dirigiu uma palavra mais voltada aos jovens, incentivando-os a se organizarem no Movimento da Congregação Mariana. Os movimentos eclesiais favorecem o cultivo cristão espiritual, moral e cultural e constituem ótima proteção de seus membros, que levam o movimento a sério, enfatizou Dom Volodemer.

16 de outubro – domingo. Com início às 9 horas, houve um encontro com as lideranças de toda a Paróquia. Representantes da comunidade paroquial de Reserva e das comunidades de Barreiro, Campinas Belas, Serra dos Macacos, Serra da Mesa marcaram presença para ouvir a conclusão geral da Visita Canônica na Paróquia. Aplicando o método ver-julgar-agir, Dom Volodemer perpassou rapidamente a realidade social e eclesial das comunidades, apontou alguns critérios fundamentais de discernimento e indicou ações pastorais concretas para os próximos anos, buscando o melhoramento da vida pastoral na Paróquia de Reserva.

Às 10 horas, os fiéis estavam reunidos em frente à igreja para prestar uma homenagem ao visitador Dom Volodemer, que já estava paramentado, juntamente com o Pároco Josafat Roiko e os acólitos os irmãos Gabriel e Fernando Waurek e os coroinhas. Os catequizandos entoaram um hino de louvor à Santíssima Trindade. Tomando a palavra, o Sr. Miguel Baranhuk, conselheiro do CAP, saudou Sua Excelência. Concluindo seu discurso, ele disse: “Que com a vossa presença sejamos abastecidos de coragem, ânimo e perseverança para sermos sempre fonte de luz em nossas vidas. Somos uma paróquia pequena com acertos e desacertos, temos muito a aprender, realizar e crescer como tal. Dom Volodemer, antecipamos nossos sinceros agradecimentos, e, como filhos, não mediremos esforços para seguir vossos ensinamentos e conselhos”. A seguir, a menina Ana Clara Nunes lhe entregou um buquê de flores. Os jovens Valéria Zabiaka e Vitor Hneda apresentaram a imagem da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi abençoada. O Presidente-Executivo Sr. Augustinho Parteka Lopata e sua esposa Sra. Eva Antosko Lopata saudaram-no tradicionalmente com o pão e sal. Finalmente, o Pároco proferiu um discurso de louvor e agradecimento pela visita do Arcebispo Metropolita.

Adentrando a igreja, foi dado início à Divina Liturgia Solene Pontifical cantada pelo povo. Em sua homilia, Dom Volodemer enfatizou a misericórdia que deve ser aplicada hoje em dia principalmente à família, defendendo-a dos ataques dos inimigos do cristianismo. Animou os líderes comunitários e todos os presentes a praticarem as “saídas” necessárias a fim de construir uma Igreja mais missionária e mais presente da realidade de seus fiéis.

Ao meio-dia, no centro de eventos ainda em reforma, foi servido almoço comunitário e assim se fez o encerramento da Visita Canônica.

FOTOS

  1. Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  2. Casa paroquial
  3. Residências das Irmãs Basilianas
  4. Membros do Conselho Administrativo Paroquial
  5. Entrevista na Rádio Reserva FM
  6. Integrantes do Movimento do Apostolado da Oração
  7. Homenagem ao Pároco Josafat Roiko pelos 9 anos de sacerdócio na casa do Sr. Augustinho Parteka Lopata – Presidente-Executivo
  8. Arcebispo Metropolita com a Família do Sr. Augustinho
  9. Encontro com os catequizandos
  10. Catequistas
  11. Jovens
  12. Encontro com todas as lideranças da Paróquias
  13. Palestra conclusiva do Arcebispo Metropolita
  14. Homenagem ao Arcebispo Metropolita
  15. Divina Liturgia
  16. Lideranças
  17. Catequizandas
  18. Confraternização