Comemoração Ucraniana no Palácio Iguaçu

Este ano a Ucrânia e as Comunidades Ucranianas do Brasil e do mundo comemoram duas datas muito especiais: 125 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil e 25 anos da Independência da Ucrânia. Para marcar essa grande festa várias instituições se mobilizaram por meio de trabalhos no âmbito da cultura, trabalhos sociais e eventos comemorativos. Essas datas já foram celebradas oficialmente em agosto, mais precisamente no dia 24 – Dia da Independência da Ucrânia, mas continuam sendo prestigiadas em muitas ocasiões da vida civil e eclesial do povo ucraniano-brasileiro.

Querendo dar uma pequena contribuição para marcar essas datas, o Embaixador da Ucrânia no Brasil Rostyslav Tronenko e sua esposa a Embaixatriz Fabiana Tronenko tiveram a ideia de desenvolver um logo com alusão a essas festas como um modesto gesto de gratidão e respeito à Comunidade Ucraniano-Brasileira, uma comunidade “maravilhosa que tanto honra e dignifica a nossa amada Ucrânia” (cf. http://brazil.mfa.gov.ua/pt).

Especialmente, dia 06 de dezembro, Festa de São Nicolau, o Governador Beto Richa recebeu no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o Embaixador Rostyslav Tronenko, a Embaixatriz Fabiana, o Cônsul Honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Czaikowski, o Prefeito eleito Rafael Greca, o Presidente da RCUB Dr. Vitório Sorotiuk, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, a Deputada Estadual Maria Victória Borghetti Barros, o Prefeito de Antonio Olinto Fabio Staniszewski Machiavelli, acompanhado de sua Esposa Sra. Ariade, o Vereador Chico do Uberaba, cônsules de diversos países e outras lideranças, agentes culturais e famílias da comunidade ucraniana para comemorar as datas em pauta.

Durante a solenidade foram executados pelo Coral Barvinok, dirigido pelo jovem Felipe Oresten, os hinos nacionais ucraniano e brasileiro, seguidos de pronunciamentos das autoridades que foram convidadas a subirem ao palco. Representando as autoridades máximas da Ucrânia, o Embaixador homenageou o Sr. Ivan Boiko, representado por seu genro, e a Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis, representada pelo seu Presidente Marcos Antonio Boiko, entregando-lhes diplomas de reconhecimento por parte do governo ucraniano. A dança e a música ucranianas, a culinária e o artesanato são marcas fortes do País, e muito difundidos nas cidades e regiões com maior presença da comunidade. “Aqui conseguimos preservar não somente a nossa língua, mas também a nossa fé católica e ortodoxa, as tradições e costumes, os hábitos, a história e arte milenar”, explicou o Embaixador. “Tudo isso já faz parte do patrimônio cultural do Brasil. Nossa comunidade é uma das que mais contribuíram com as esferas importantes do desenvolvimento do País”, completou.

Continuando o ciclo dos pronunciamentos, a Embaixatriz Fabiana Tronenko agradeceu a todos por terem aceitado o convite e também por terem colaborado com os trabalhos da Embaixada. A Deputada Estadual Maria Victória Borghetti Barros apresentou um projeto de lei criando o Dia dos Cossacos e a oficialização de suas atividades e o entregou ao Presidente da Irmandade dos Cossacos. O Prefeito eleito de Curitiba Rafael Greca destacou a colaboração dos ucranianos no enriquecimento cultural da cidade. Os ucranianos estão presentes na economia, educação, política e na ciência, entre outras áreas. Nas artes, são grandes expoentes o pintor Miguel Bakun, natural de Mallet, e a poetisa Helena Kolody, que nasceu em Cruz Machado, mas viveu por anos em Curitiba. O Paraná abriga hoje aproximadamente 500 mil dos cerca de 650 mil descendentes de ucranianos no Brasil. Em Curitiba, são 70 mil pessoas. Hoje, existem mais de 20 grupos folclóricos ucranianos no Paraná; entre eles está o Barvinok, que se apresentou durante o evento no Palácio Iguaçu, e os Cossacos, que terão suas festividades incluídas no calendário oficial do Estado.

Em seu discurso, o Governador Beto Richa citou momentos importantes de seu contato com a comunidade ucraniana no Brasil e na Ucrânia. Os primeiros ucranianos chegaram ao Brasil em 1891 e se instalaram principalmente na região Centro-Sul do Paraná, em Prudentópolis. O município é um grande reduto da cultura e das tradições ucranianas. “O Brasil tem a maior comunidade ucraniana da América Latina e a maioria está em nosso Estado”, disse o Governador. “O Paraná deve muito à presença dos ucranianos, ao seu trabalho e à preservação de seus costumes e tradições”, afirmou. Richa lembrou ainda que em 2011 esteve na capital da Ucrânia, Kiev, para a comemoração dos 20 anos da independência e dos 120 anos da imigração. “Pude testemunhar a pujança e prosperidade da Ucrânia, sua grande produção agrícola e a força e hospitalidade de seu povo. Tivemos a oportunidade de fortalecer os laços entre o Brasil e, especificamente, o Paraná com a Ucrânia. É um grande prazer agora poder recepcioná-los no Palácio Iguaçu”, ressaltou (cf. www.aen.pr.gov.br).

Após o canto de oração pela Ucrânia – Boje Velekey Iedeney, executado pelo Coral Barvinok, os convidados tiveram um momento de descontração e confraternização.

СЛАВА УКРАЇНІ! ГЕРОЯМ СЛАВА!

Slava Ukraini! Heroiam Slava!

FOTOS

  1. Metropolita, Sra. Ariade, Sr. Fabio Staniszewski Machiavelli – Prefeito de Antonio Olinto, Prefeito eleito de Curitiba Sr. Rafael Greca
  2. Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis
  3. Vereador Chico do Uberaba, Prefeito eleito Rafael Greca, Governador Beto Richa, Embaixador Rostyslav Tronenko, Embaixatriz Fabiana Tronenko, filha Mariana, Deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros
  4. Execução dos hinos
  5. Participantes
  6. Pronunciamento do Embaixador Rostyslav Tronenko
  7. Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis
  8. Embaixador entrega o diploma de reconhecimento ao Sr. Ivan Boiko na pessoa de seu genro
  9. Embaixador entrega o diploma de reconhecimento ao Presidente da Irmandade dos Cossacos Marcos Antonio Boiko
  10. Embaixador entrega o diploma de reconhecimento ao Presidente da Irmandade dos Cossacos
  11. Pronunciamento da Embaixatriz Fabiana
  12. Pronunciamento da Deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros, apresentando um projeto de lei criando o Dia dos Cossacos e a oficialização de suas atividades
  13. Projeto entregue ao Presidente da Irmandade dos Cossacos
  14. Pronunciamento do Prefeito eleito Sr. Rafael Greca
  15. Pronunciamento do Prefeito eleito Sr. Rafael Greca
  16. Pronunciamento do Prefeito eleito Sr. Rafael Greca
  17. Pronunciamento do Governador Beto Richa
  18. Coral Barvinok com o Maestro Felipe Oresten
  19. Embaixatriz Fabiana, Metropolita, Embaixador Rostyslav
  20. Maria Aparecida Pankievicz, Embaixatriz Fabiana, Cossaco Anderson Alexandre Lemos (Vereador eleito de Prudentópolis), Presidente da Irmandade dos Cossacos Marcos Antonio Boiko, Embaixador Rostyslav