Carazinho I recebeu o Metropolita

Entre os dias 21 a 23 de abril de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade católica ucraniana da Colônia Carazinho I, situada no município de Paula Freitas, pertencente à Paróquia Natividade de Nossa Senhora, com sede em Vera Guarani. Este artigo, resultado do relatório geral da Visita Canônica, é composto de quatro partes: 1 – História, 2 – Informações gerais, 3 – Vida eclesial, 4 – Visita Canônica.

1.HISTÓRIA

Os dados foram coletados a partir das atas da comunidade e das entrevistas com os membros da comunidade. O presente histórico está organizado da seguinte maneira: 1 – Primórdios, 2 – Desenvolvimento, 3 – Igreja atual – 4 – Presidentes executivos, 5 – Catequese.

1.1 Primórdios

A partir do ano de 1895 os imigrantes ucranianos começaram a chegar ao Brasil, desembarcando no porto de Paranaguá, estado do Paraná, e daí se dirigiam às diversas localidades de colonização. Alguns dos rumos dos imigrantes foram: Colônia Iracema – município de Itaiópolis no estado de Santa Catarina, Prudentópolis, Mallet e União da Vitória no estado do Paraná. Os imigrantes desciam pelo Rio Iguaçu em pequenas embarcações chamadas vapores e desembarcavam nos diversos portos existentes na época: Porto Amazonas, Antonio Olinto e Barra Feia, hoje Fluviópolis, todos no estado Paraná. A região que mais recebeu imigrantes na época foi Fluviópolis, de onde os imigrantes seguiam para as colônias de Mallet, Serra do Tigre, Limoeiro, Vera Guarani e Ronda Jararaca; outros imigrantes prosseguiram até União da Vitória, estabelecendo-se nas colônias do interior de Porto União/SC, em especial nas regiões do Legrú, Barreiros, Nova Galícia, Jangada do Sul e também Marco Cinco em General Carneiro/PR.

A localidade da Colônia Carazinho tem este nome devido ao rio Carazinho que atravessa toda a região.

Os primeiros imigrantes ucranianos que se estabeleceram na região freqüentavam as igrejas ucranianas existentes na época em Serra do Tigre, Colônia Eufrozina – Fluviópolis, Gonçalves Júnior e, mais tarde, Vera Guarani.

A primeira igreja ucraniana da Colônia Carazinho, dedicada à Santa Terezinha, foi construída no ano de 1918, em frente à igreja atual. Era atendida pelos Padres Pedro Protzkiv e Emiliano Ananevicz, que residiam em Dorizon – Mallet/PR. O terreno foi doado por Gabriel Geneski. Desde 1938 fazia parte da Paróquia Natividade de Nossa Senhora de Vera Guarani.

1.2 Desenvolvimento

Entre os anos de 1947 e 1948, era atendida pelo Pe. Pedro Busko. Nesse tempo, foi construída a segunda igreja de madeira, maior que a primeira, e o seu nome foi mudado para Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na época, as famílias que participavam e ajudaram na construção eram: Geneski, Bilovus, Ulchak, Bilenki, Turkot, Kovalhuki, Tenchena, Lesoski, Chupernate, Techuki, Gruba, Micalichen, Wacelkoski, Procaylo, Stoski, Steski, Bespalhuk, Pachevitch, Andre, Herman, Ciunek e Buhta. Nos anos seguintes, começou a participação das seguintes famílias: Doleni, Zaboroski, Javorinski, Kutchma, Peremida,Tenczyna, Balhuk e Haman.

Em 1938, o Pe. Pedro Busko passou a residir em Vera Guarani e desde então a comunidade pertence à Paróquia Natividade de Nossa Senhora. Antes da chegada do Pe. Metódio Koval, em 1949, por algum tempo a comunidade foi atendida pelo Pe. Mateus Siantchuk. De 1949 até 1977, a comunidade foi atendida pelo Pe. Metódio Koval. Nos últimos anos, por motivo de sua doença, o Pe. Severo Preima (Mallet) e Pe. Floro Vodonos auxiliaram nas celebrações. Entre os anos 1978 e 1980, a comunidade foi atendida pelo Pe. Jaroslau Susla. De 1980 a 1987 – Pe. Sergio Hryniewicz. Em seguida, Pe. Dionizio Zaluski – de 1988 a 1995; Pe. Sergio Krasniak – 1996 a 1999; Pe. Mario C. Lazoski – 1999 a 2001; Pe. Luiz Pedro Polomanei e Pe. Demétrio Kovalski – 2001 a 2008. Em maio de 2008, o Pe. Sergio Hryniewicz voltou a assumir a Paróquia da Natividade até o dia de hoje.

O presidente-executivo a época (1947) era o Sr. João Tenchena. Para a construção da segunda igreja, toda a madeira foi doada pela comunidade. Foi construída em sistema de mutirão, sob a coordenação do Sr. Gregório Krevorutchka. A mesma passou por uma reforma geral em 1983, sob a coordenação do carpinteiro Sr. Josafat Sak.

No dia 28 de junho de 1986, a igreja de madeira foi destruída por um incêndio, sendo que a causa até hoje ainda é desconhecida. Alguns membros antigos da comunidade comentam que o incêndio foi proposital, ou seja, criminoso, porém nunca se obteve provas do incidente. O presidente administrativo desta época era o Sr. Maximino Bilenki. Após o incidente, o local para a realização das celebrações foi a residência do padre e o pavilhão da comunidade.

1.3 Igreja atual

Em 30 de novembro de 1986, foi realizada a bênção da pedra fundamental para a construção da nova igreja, com a presença do então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM.

No dia 16 de fevereiro de 1987, reuniram-se Dom Efraim e o Pe. Sérgio Hryniewicz juntamente com a comunidade para a apresentação da planta da nova igreja. A planta foi desenhada pelo Sr. Miroslau Ninciw, um arquiteto dos Estados Unidos da América. Ela foi aprovada com algumas modificações. A construção em alvenaria estava a cargo da construtora Mitzko e Filhos, de União da Vitória.

Foi enviada uma carta aos Estados Unidos solicitando auxílio para a construção da igreja. A comunidade se organizou e realizou promoções como festas e bailes, além de rifas para arrecadar fundos. As comunidades próximas de Vera Guarani, Vargem Grande e Cândido de Abreu também realizavam promoções para a doação à comunidade de Carazinho. As famílias paroquianas também realizavam doações para colaborar com a construção.

A igreja levou aproximadamente quatro anos para ser construída. Foi inaugurada no ano de 1990, quando se fez presente Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, celebrando a Divina Liturgia e participando da festa comunitária.

No ano de 1997, foi realizada a pintura artística no interior da igreja pelo Sr. Volodimir Borodin. O trabalho foi realizado em menos de um mês. Parte do valor cobrado para o trabalho da pintura foi coberto por doações de pessoas da comunidade.

1.4 Presidentes executivos

Alguns presidentes-executivos que administraram a comunidade foram: João Tenchena, Estanislau Techuki, Miguel Bilenki, José Gruba, Demetrio Chaucz, Estefano Herman, Maximino Bilenki, Eugênio André, Izidoro Techuki, Eduardo Techuki, Alvir Wacelkoski, Adão Bespalhuki, Jose Buchta, Pedro Dirceu Zaboroski, Jose Carlos Bilenki, Taracio Lisoski, Ambrósio Kornelhuki, Rafael Lesoski. Atualmente, o Presidente-Executivo é o Sr. Nilson Stocki.

1.5 Catequese

Até o ano de 2001, o trabalho catequético era de responsabilidade das Irmãs Catequistas de Sant’Ana de Vera Guarani e Irmãs Servas de Maria Imaculada de Paulo Frontin. As Irmãs permaneciam alojadas na comunidade e realizavam a catequese pelo período das férias escolares, geralmente em janeiro. Em seguida, realizavam a Primeira Comunhão das crianças.

A partir do ano de 2002, as Irmãs assumiram a coordenação e a responsabilidade direta da catequese ficou por conta das catequistas jovens da própria comunidade. Assim, de um mês de catequese passou-se para três anos (1º nível, 2º nível e 3º nível). No ano seguinte, foi introduzida a perseverança e em 2008 a pré-catequese. As Irmãs Servas de Maria continuam na orientação às catequistas.

2. INFORMAÇÕES GERAIS

A igreja Transfiguração de Nosso Senhor, localizada na Colônia Carazinho I, Município de Paula Freitas/PR, pertence à Paróquia Natividade de Nossa Senhora, com sede em Vera Guarani, Município de Paulo Frontin/PR. Encontra-se a uma distância aproximada 18 km da igreja de Vera Guarani e aproximadamente 14 km da igreja São João Batista de Paulo Frontin.

Atualmente, a igreja conta com aproximadamente 56 famílias dizimistas, que frequentam, colaboram e participam das atividades realizadas pela comunidade.

As famílias da comunidade são em sua maioria dependentes da agricultura, com plantações de soja, milho, feijão, fumo, leite, batata, cebola e melancia. A grande maioria dos adolescentes da comunidade está fazendo curso superior na cidade de União da Vitória/PR. Quando concluem o ensino médio, estão auxiliando seus pais nas lavouras.

3. VIDA ECLESIAL

A vida eclesial da comunidade pode ser descrita considerando os seguintes pontos: administração, espiritualidade, pastorais (catequética e da juventude), Movimento do Apostolado da Oração.

3.1 Administração

A igreja possui a comissão administrativa, que é eleita por eleição e aprovada pela comunidade, abençoada e oficializada pelo Arcebispo Metropolita, sendo trocada a cada três anos. O atual Conselho Administrativo Paroquial (CAP) foi eleito em 23 de novembro de 2014 e é composto da seguinte maneira: Presidente-Executivo – Nilson Stocki; Vice-Presidente – Adão Herman; Secretária – Tânia Lisoski; 2ª Secretária – Giselle Andre; Tesoureiro – Rafael Tenchena; 2º Tesoureiro – Letícia Lesoski; Conselheiros: Celso Procaylo, Luis Haracenko, Severo Lesoski, Jose Balhuk, Antonio Bespalhuki, Severiano Procaylo e Jose Carlos Bilenki.

A comissão providenciou recentemente a adaptação do pavilhão de festas segundo as exigências atuais de higiene e segurança. A longo prazo será feita a troca da cobertura da igreja.

A comunidade possui três cemitérios, que são utilizados para enterro dos entes das famílias a ela pertencentes. O primeiro cemitério é localizado na Linha Dona Ana; o segundo, ao lado da igreja; e o terceiro, na linha da localidade de Ronda Jararaca.

A igreja conta com o empenho da Sra. Emília André e do Sr. Eugenio André e seus filhos. Eles são os zeladores responsáveis pela limpeza da igreja e do pátio, bem como fazem roçadas ao redor da igreja e manutenções necessárias. O Sr. Eugenio André também é o responsável pelo Dízimo da comunidade.

A comunidade organiza uma festa anual a fim de arrecadar fundos para as despesas de manutenção da igreja. A promoção é realizada num domingo próximo de 06 de agosto, data do padroeiro da igreja. A tradicional festa se realiza com a Divina Liturgia, almoço festivo com pirogue, holupti, maionese, saladas, galinha recheada, risoto, além de sonhos, pastéis, bolos e sobremesas. Tudo é doado e preparado pelas senhoras da comunidade. São oferecidos divertimentos para as crianças, como pescaria, jogo do cavalinho e cama elástica. Acontecem ainda jogos, como roleta e bingo. A festa é animada por grupos gaúchos, além de serem preparados kafta (espetinho de carne).

3.2 Espiritualidade

As celebrações litúrgicas na comunidade acontecem duas ou três vezes mensalmente, com a participação das famílias ucranianas da comunidade e algumas famílias do rito latino. As comunidades ucranianas das igrejas Assunção de Nossa Senhora de Vargem Grande e São Miguel Arcanjo de Carazinho II se ajudam mutuamente, manifestando um grande espírito de colaboração e participação entre as comunidades.

As celebrações litúrgicas atualmente são coordenadas pela seguinte equipe: Anastácia Herman, Tereza Techuki – mãe da Ir. Irinéia Techuki, ICSA, Letícia Lesoski, Gisele André, Marly Procaylo e Dionizia Lesoski. São realizadas as novenas de preparação para o Santo Natal, além de possuir dois grupos de “kolhada”, e a Via-Sacra na Quaresma em preparação para a Páscoa.

Os adolescentes Célio André e Miguel Luciano Stoski são os coroinhas, responsáveis pela preparação do incenso. A responsabilidade para anotações e leitura das intenções, leituras bíblicas e serviços administrativos ficam a cargo de Leticia Lisoski e Gisele André.

3.3 Pastorais

Duas pastorais atuam na comunidade: a Pastoral Catequética e a Pastoral da Juventude.

 3.3.1 Pastoral Catequética

Letícia Lesoski é a catequista coordenadora, com formação completa no Curso de Catequistas de Prudentópolis. A catequista Giselle André iniciou o curso. Letícia e Giselle contam com três auxiliares: Vanessa Rafaeli Procaylo, Fatima Tenchena e Bruna Karolaine Tencyna Fernandes.

A catequese acontece nos sábados no período da manhã. As catequistas organizam homenagens na igreja para datas comemorativas, como, por exemplo: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Padre, Dia das Crianças, além de organizar arranjos e armações para datas especiais como a Festas de Nossa Senhora Aparecida e do Padroeiro da igreja.

A Primeira Comunhão sempre é realizada na Festa do Padroeiro. Faz três anos que não houve Primeira Comunhão.

 3.3.2 Pastoral da Juventude

Em janeiro do ano de 2008, foi criado o Grupo de Jovens JAUT – Jovens Amigos Ucranianos da Transfiguração. Ir. Joeli Chulek, SMI, jovem religiosa bem dinâmica, chamou os adolescentes e os levou para o salão dizendo: “a partir desse momento vamos formar o grupo de jovens”. O CAP sempre esteve apoiando o grupo.

A coordenadora do JAUT é Letícia Lesoski, integrando uma comissão administrativa composta pelos seguintes membros: Presidente: Antonio Marcos Tencyna; Vice-Presidente: Severo Lesoski; Tesoureiro: Celso Procaylo e Secretária: Gisele André.

O grupo conta com a participação de aproximadamente trinta jovens. As reuniões são mensais e muito dinâmicas e participativas quando são trabalhados e desenvolvidos vários temas. Quando necessário, são tratados temas que tocam o dia-a-dia e a realidade vivida pelos jovens. Às vezes, os pais apresentam à coordenadora algum problema na família que é tratado na reunião.

O grupo contribui com várias atividades na comunidade: confecção de tapete para a procissão de Corpus Christi; confecção de presépios; membros do grupo são catequistas e coroinhas; além do auxílio em promoções. Realiza uma promoção anual para arrecadar fundos para as despesas de atividades do grupo: viagens para romarias, confraternizações e materiais para encontros mensais.

 3.4 Movimento do Apostolado da Oração

 A comunidade possui dois grupos dos Movimento do Apostolado de Oração. As reuniões são mensais. Cada grupo possui um local específico para o encontro. Geralmente, os encontros são realizados na casa da Sra. Slauca Lisoski, com 11 integrantes, e da Sra. Anastácia Herman, com 12 integrantes. Às vezes, a reunião acontece na casa de um membro do grupo.

Os membros do Apostolado participam ativamente nos encontros realizados pela paróquia e auxiliam nas festas e promoções.

No encontro com o Arcebispo Metropolita, a zeladora Jaqueline Sitko Lisoski solicitou para que, se possível, uma das Irmãs Servas ministrasse um curso de língua ucraniana com o custeio do próprio grupo.

 4. VISITA CANÔNICA

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer esteve em Visita Canônica na comunidade de Carazinho I entre os dias 21 a 23 de abril de 2016. Dia 21, feriado de Tiradentes, das 9 às 17 horas, ele esteve presidindo a Assembleia Geral em Mallet. A pedido do Pároco Vassilio Burko Neto, ele verificou as condições da antiga residência das Irmãs Servas em Dorizon. Prosseguiu para Carazinho I, chamado também Carazinho Bom Jesus, chegando aí às 18 horas.

21 de abril – quinta-feira

Às 19 horas, a comunidade se reuniu em frente à igreja para receber solenemente o Arcebispo Metropolita. A recepção, muito bem preparada, foi dirigida pela jovem Catequista e membro do Conselho Administrativo Paroquial Letícia Lisoski. Dom Volodemer foi saudado com uma salva de palmas. O Presidente-Executivo Sr. Nilson Stocki e sua esposa Sra. Luiza Matvicio Stocki o saudaram com pão e sal, “símbolo de receptividade de nossa cultura ucraniana, em que a solene e acolhedora cerimônia de recepção dos hóspedes honrosos e estimados é um ritual muito antigo e bonito”.

Acompanhado de sua esposa Sra. Emília Jankoski André e falando em ucraniano, o Sr. Eugênio André proferiu algumas palavras representando o Conselho Administrativo Paroquial.

A jovem Vanessa Rafaeli Procaylo foi convidada para falar em nome do grupo de jovens JAUT – Jovens Amigos Ucranianos da Transfiguração. Ela disse: “Nós somos jovens da era da internet, do Facebook e do WhatsApp, porém somos a juventude da coragem de Davi, da humildade de João Batista, da fidelidade de José e da força de Maria. Nós somos os jovens de Jesus Cristo. Acreditamos que, com a vossa visita, nós sejamos cada vez mais encorajados e estimulados à participação mais fiel na vida da Igreja e na comunidade, e sejamos cada vez mais cristãos autênticos e participativos”. Ela mesma entregou um “agrado” ao Arcebispo.

A seguir, representando o Movimento do Apostolado da Oração, a Sra. Anastacia Herman proferiu umas palavras de acolhimento.

As crianças da catequese – Max William Muncinelli Trojan, Caroline Pacheco, Bruna Wasilkoski, Alan Kochinski – apresentaram um jogral e entregaram a Dom Volodemer um vaso de flores.

O Sr. Taracio Lisoski e sua esposa Sra. Marli Lewandoski Lisoski apresentaram o quadro do Padroeiro – Transfiguração de Nosso Senhor, com as seguintes palavras de Letícia: “este quadro representa a nossa comunidade, forte, batalhadora, confiante, firme na fé, firme na esperança, representa nossas crianças, jovens, adultos e idosos que saúdam vossa vinda com muita alegria”.

Adentrado a igreja, foram lidas as intenções e deu-se início à Divina Liturgia. Em sua homilia, o Arcebispo Metropolita discorreu sobre a valorização da história, que é sua preocupação central ao realizar a Visita Canônica nas comunidades e, seguindo a temática do Ano da Misericórdia, falou sobre a importância do perdão.

A recepção ao Arcebispo contou com a assessoria da Ir. Verônica Soistak, SMI, vinda de Paulo Frontin.

Logo após a Divina Liturgia, na igreja, aconteceu a reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial (CAP).

A família do Sr. Eugênio André muito gentilmente ofereceu hospedagem em sua casa, onde o Metropolita também jantou. A residência fica há um quilômetro da igreja. Eugênio é casado com Emília Jankoski André e tem dois filhos: Giselle e Célio. Giselle é professora formada recentemente e iniciou o trabalho no Ensino Fundamental numa escola próxima. Célio faz Magistério. Eugênio também é responsável pelo Dízimo. Cultiva soja e trigo, seu plantio preferido.

22 de abril – sexta-feira

Às 9 horas – encontro com os membros do Apostolado da Oração e casais. Dom Volodemer fez a verificação do funcionamento do movimento na comunidade e fez a recomendação de renovação e fortificação com membros novos. Aconselhou a unificação e eclesialização, ou seja, uma concentração maior na comunidade, no espaço da igreja. O principal tema da espiritualidade do movimento desenvolvido no encontro foi o da força da oração na vida diária, controle do nervosismo e melhoramento das relações familiares.

Após o encontro, foram tiradas fotos da igreja, campanário e salão de festas da comunidade e também do cemitério do Bom Jesus, que fica ao lado.

O Sr. Moacir Lisoski, filho de Taracio Lisoski, levou o Metropolita para conhecer e fotografar o cemitério da Ronda Jararaca e depois o do Vicinal Dona Ana, dito Cemitério Velho por ser o mais antigo da região.

O almoço foi servido na casa do Sr. Taracio Lisoski e Marli Lewandoski Lisoski, pais do Sr. Moacir. Participaram do almoço os seguintes parentes: Slauca Michalichen Lisoski, mãe de Taracio; filho Moacir Lisoski casado com Jaqueline Sitko Lisoski, que estavam com a pequena Catarine; Tânia Lisoski Dias, filha casada; filho Marcos Lisoski, que mora com os pais. Em frente à casa existe um belo jardim com um grande chafariz.

Voltando para a casa de hospedagem, Dom Volodemer visitou rapidamente a Sra. Slauca Michalichen Lisoski, que mora sozinha. Ela mostrou as belas fotos de seus avós e de seu pai. Chegou ainda à casa de Lauro Lisoski e Dionisia Waselskoski Lisoski, pais de Letícia Lisoski. Lauro tem somente 20% de visão em um dos olhos. O problema foi causado por uma bolada nos olhos e depois pelo vírus do herpes que, por erro médico, não foi descoberto a tempo. Ele encara a situação de forma espiritualmente pacificada.

O Sr. Taracio Lisoski levou o Arcebispo Metropolita de volta à casa de hospedagem onde descansou e continuou o trabalho da elaboração do relatório geral da Visita Canônica. Concluiu a seleção de fotos da Assembleia Geral em Mallet.

Antes de se dirigir à igreja, a família pediu para que o Arcebispo fizesse a bênção e dedicação do quadro da Santa Ceia. Os termos da dedicação são: “Que esta Família seja eucarística e sempre fortalecida pela Santa Eucaristia!”

Às 18 horas – encontro com os jovens do Grupo JAUT – Jovens Amigos Ucranianos da Transfiguração. O Arcebispo solicitou mais detalhes sobre as atividades do grupo a fim de compreender melhor o ótimo trabalho pastoral com a juventude que vem sendo realizado na comunidade. A seguir, foi desenvolvido o tema da transfiguração apontando seus aspectos psicológicos, humanos, espirituais e morais.

Às 19 horas – Divina Liturgia cantada com boa participação dos fiéis. A homilia foi uma retomada do tema das relações humanas e familiares, tematizadas no relacionamento com Deus, com o próximo e com a natureza, tendo como fio condutor a misericórdia.

O jantar foi oferecido pelo Presidente-Executivo Sr. Nilson Stocki, que levou para sua casa e trouxe o Metropolita de volta para a casa de hospedagem. Agricultor, ele cultiva soja, milho e fumo. Disse que procura fazer um trabalho de conjunto com seus auxiliares administrativos. Ele é casado com Luiza Matvicio Stocki e tem um filho, Miguel Luciano Stocki. Participaram do jantar: Nicolau Stocki e Hilária Stetski Stocki, pais de Nilson, e Alisson Felipe Stocki, filho do Roberto Stocki, irmão de Nilson.

23 de abril – sábado

Às 08:30, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com as Catequistas Letícia Lesoski e Giselle André e suas jovens auxiliares Bruna Karolaine Tencyna Fernandes, Fátima Tenchena, Vanessa Rafaeli Procaylo, com a presença dos quatro catequizando que em breve irão fazer a Primeira Comunhão.

Dom Volodemer colheu mais informação sobre a Pastoral Catequética, conversou com o catequizandos e lhes passou uma mensagem para que sejam responsáveis na escola e cristãos fiéis na comunidade.

Às 09:30, foi dado início à Divina Liturgia, com a concelebração do Pároco Sergio Hryniewicz, serviços litúrgicos do Diácono João Basniak de Mallet e dos acólitos irmãos Oszust Tiago e Daniel, também de Mallet. Ir. Verônica Soistak, SMI novamente se fez presente e auxiliou a comunidade no canto litúrgico. Em sua fala, o Arcebispo passou algumas orientações gerais à comunidade e, a partir da história da composição do quadro da Santa Ceia por Leonardo da Vinci, discorreu sobre a comunidade eucarística.

Após a longa sessão de fotos, foi servido o almoço de confraternização no pavilhão de festas, com a participação alegre de muitas famílias da comunidade.

De Carazinho I, o Arcebispo Metropolita seguiu para uma rápida visita, sábado à tarde e domingo de manhã, na Colônia Eufrozina, Distrito de Fluviópolis, Município de São Mateus do Sul.