Câmara prudentopolitana homenageia Instituto

Em Sessão Solene da Câmara Municipal de Prudentópolis, realizada no dia 26 de outubro de 2015, às 20:30, o Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, que celebra seu Aniversário de 75 Anos de Fundação, foi publicamente homenageado ao receber uma Moção de Parabenização e outra de Congratulação; e, na mesma cerimônia, um de seus membros, a Professora Elvira Lozovei, foi homenageada com o Título de Cidadã Honorária de Prudentópolis.

Executadas as formalidades iniciais, a sessão foi aberta com a leitura de um breve histórico do Instituto e sobre seu dinamismo de ação, que aparece em seu carisma, espiritualidade e pastoral. O orador Marcelo Colman destacou a presença pujante de seus membros: “As catequistas são presença contínua nas mais variadas instituições religiosas, sociais, educacionais, culturais, artísticas, ecumênicas, propagando o Evangelho e dando seu testemunho de vida cristã, em conformidade com o magistério da Igreja, preservando e propagando a identidade e espiritualidade do rito oriental ucraíno-bizantino, da língua, dos valores espirituais, religiosos, éticos, morais, culturais e sociais herdados dos ancestrais ucranianos”.

A seguir, se fez a homenagem ao Instituto pelos 75 anos de presença e frutuosa missão – uma Moção de Parabenização, cujo projeto saiu do gabinete do Vereador Sr. José Amilcar Pastuch, fazendo ele mesmo a entrega do documento à Diretora Geral Filomena Procek. Completando a homenagem, o Prefeito Sr. Adelmo Luiz Klosowski entregou à Diretora Geral a moção de Congratulação do Poder Executivo.

Tomando a palavra, o Vereador José Amilcar, autor do projeto, fez seu pronunciamento, lembrando a formação religiosa e cultural que recebeu das Catequistas que trabalharam em Ponte Nova durante a sua infância e juventude.

A Sessão prosseguiu com as palavras de louvor e agradecimento da Diretora Geral Filomena Procek.

O Vereador Sr. Luciano Marcos Antonio, autor do projeto de concessão do Título de Cidadã Honorária de Prudentópolis à Catequista Prof.ª Elvira Lozovei pelos serviços prestados ao município nas áreas educacional, cultural e social, fez a entrega do documento. Ele também ocupou a tribuna para prestar reconhecimento público à homenageada.

Convidado para fazer uso da palavra, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM enfatizou o idealismo originário e fundacional dos membros do Instituto, que continua até os dias de hoje. Ele disse: “Vivendo essa espiritualidade, fundamentada e motivada no infinito amor de Deus revelado no Coração de Jesus, como determinou o Fundador Pe. Cristóforo, nossas queridas Catequistas do Instituto produziram tantos e tantos bons frutos do Reino. E, justamente, por estar buscando ideais mais elevados e valores mais permanentes, o Instituto alcançou a graça de poder celebrar o Jubileu de Diamante – 75 anos de luta, dedicação, trabalho e superação. E a Professora Elvira foi um de seus membros mais atuantes, fazendo parte dessa rica história”. O Metropolita concluiu seu discurso parabenizando o Instituto e a Professora Elvira: “O título de Cidadã Honorária de Prudentópolis concedido à Professora Elvira e a Moção de Parabenização entregue ao Instituto são manifestações honrosas públicas mais do que justas e merecidas. Nosso mais elevado reconhecimento por todo o bem realizado pelo Instituto, nossos mais efusivos agradecimentos e nossos mais sinceros votos de muitos sucessos na caminhada que continua – com as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus! Mais uma vez: Mnohaia lita! Parabéns!”

Encerrando a Sessão, a homenageada Professora Elvira Lozovei fez seu pronunciamento, aceitando com humildade o título recebido e se colocando a serviço na busca do bem comum como uma missão a ser firme, responsável e continuadamente realizada.

Feitas as fotos grupais e os cumprimentos, foi servido um coquetel de confraternização.

FOTOS: Michele Noivas – MCM Foto & Vídeo
Marcelo Michalichen e Carmelia
Rua dos Mendes, 215
84400-000 PRUDENTÓPOLIS – PR
42 3446-3697 / 9910-1834
[email protected]