Assembleia Geral Ordinária da Ordem Basiliana em Roma

Com grande alegria e gratidão a Deus, foi concluída a Assembleia Geral Ordinária da Ordem Basiliana de São Josafat, popularmente conhecida como Ordem Basiliana ou, simplesmente, “Padres Basilianos”. Foi uma excelente experiência de convivência e colaboração fraterna numa comunidade verdadeiramente internacional.

Em conformidade com as normas, a partir de 1988 esta assembleia deve ser realizada cada quatro anos. Foi convocada pelo Protoarquimandrita (Superior Geral) Revmo. Pe. Genésio Viomar, OSBM, tendo como sede o Pontifício Colégio Ucraniano São Josafat em Roma – Itália. É pela 13ª vez que a Assembleia Geral basiliana se realiza em Roma.

Um dos principais objetivos era eleger o novo Conselho Geral, composto de 4 membros e mais dois substitutos. Foram eleitos o Pe. Ioaníkiy Chverenchuk, Pe. Dionizio Zavedyuk, Pe. Luis Caciano e Pe. Estefano M. Starepravo. Os dois primeiros são provenientes da Ucrânia e pertencem à Província Santíssimo Salvador. Os últimos dois são provenientes do Brasil e pertencem à Província São José. Seus substitutos são o Pe. Roberto Lisseiko (da mesma Província ucraniana) e Pe. Leon Dorosh (da Província Romena). O primeiro Conselheiro foi também eleito Vigário Geral que, em conformidade com as normas, substitui o Superior Geral durante as suas ausências motivadas principalmente pelas Visitas canônicas.

O segundo escopo desta Assembleia era efetuar uma revisão geral e adaptação do Estatuto da Ordem. A este trabalho foi dedicado cerca de 80% do tempo das Sessões Plenárias. A maior parte das regras aprovadas pela Santa Sé com o Decreto do dia 18 de julho de 2009 foram mantidas com pequenas modificações. Outras foram acrescentadas. É um trabalho terminado no que concerne à competência da Assembleia Geral, ou seja, aprovar ponto por ponto o conteúdo das regras. Após esse trabalho, caberá a uma Comissão especial, eleita pela mesma Assembleia, trabalhar na redação do texto original em ucraniano e traduzi-lo para o italiano para que ele seja apresentado à Santa Sé para eventuais correções e aprovação.

Em terceiro lugar a Assembleia se ocupou com outras questões, tomando as devidas resoluções. O tema central foi a organização da comemoração dos 400 ANOS DA FUNDAÇÃO da Ordem Basiliana a partir da reforma efetuada pelo Metropolita de Kyiv José Veliamyn Rutskey e o Arcebispo de Polotsk São Josafat Kuntsevytch – Mártir pela questão da união entre os cristãos, cujo corpo é mantido na principal igreja católica do mundo – Basílica de São Pedro no Vaticano, no altar de São Basilio Magno. Portanto, entre outras resoluções importantes para os próximos 4 anos da Ordem Basiliana, foram organizados os principais eventos comemorativos deste grande Jubileu no ano de 2017.

Convêm informar que a Ordem Basiliana, aparentemente “ucraniana” e por muitos conhecida somente assim, na realidade é uma Ordem Religiosa internacional. A maior parte das suas Províncias atuam na Igreja Greco-Católica Ucraniana nos seguintes Países: Ucrânia /exceto a parte da Transcarpátsia/, Polônia, Canadá, Estados Unidos, Brasil e Argentina. Porém, além dessas 6, temos mais 4 Províncias que pertencem a outras Igrejas Católicas do Rito Bizantino de direito próprio (sui iuris), ou seja, subordinadas diretamente ao Papa e à Santa Sé: Província São Nicolau da Transcarpátsia – Ucrânia, Província dos Santos Cirilo e Metódio na Eslováquia, Província Santo Estefano na Hungria e Província Santos Apóstolos Pedro e Paulo na Romênia.

Nesta Assembleia, dentre os representantes (delegados) das Províncias tivemos apenas 3 da Província Romena que não entendem a língua ucraniana, mas entendem italiano. Por isso fui solicitado a fazer tradução simultânea do ucraniano ao italiano durante as Sessões Plenárias. Traduzi para o ucraniano também o seu relatório apresentado em italiano, como também a palavra de Sua Eminência Cardeal Leonardo Sandri – Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais que nos fez uma visita no quarto dia da Assembleia e fez um discurso em italiano.

A última sessão plenária aconteceu no dia 28 de julho de 2016, com início às 09:00 horas e durou apenas uma hora. Após a oração foram lidas e aprovadas as principais resoluções. Em seguida, todos os 38 participantes assinaram o protocolo da Assembleia. No final, o Revmo. Pe. Genésio Viomar – Superior Geral, agradeceu a todos os padres pela colaboração e declarou encerrada a Assembleia. Depois convidou todos os participantes a se reunirem na capela do Seminário para a oração final de agradecimento. Nesta ocasião o Superior Geral deu a todos a indulgência plenária.

Deus seja louvado por todos os trabalhos realizados pela Assembleia.

Pe. Basilio Koubetch, OSBM

FOTOS:

01 – Delegados da Cúria Geral, da esquerda: Pe. Basilio Koubetch – Superior Geral emérito, Pe. Estefano Starepravo – Conselheiro e Ecônomo geral, Pe. Efrem Konchak, Conselheiro e Secretário geral, Pe. Genésio Viomar – Protoarquimandrita (Superior geral), Pe. Ioanikiy Chverenchuk – Vigário Geral, Pe. Maurício Popadiuk – Conselheiro geral e Substituto para a sede geral.

02 – Delegados da Província São José no Brasil, da esquerda: Pe. Basilio Koubetch – Superior geral emérito, Pe. Teodoro Haliski – Delegado, Pe. Antônio Royk Sobrinho – Superior Provincial, Pe. Paulo Markiv – Superior provincial emérito, Pe. Luis Caciano – Delegado (Reitor do Pontifício Colégio Ucraniano São Josafat).

03 – Novo Conselho Geral, da esquerda: Pe. Luis Caciano – Concelheiro, Pe. Ioanikiy Chverenchuk – Vigário Geral (reeleito), Pe. Genésio Viomar – Protoarquimandrita (Superior Geral) completando apenas a metade do seu mandato de 8 anos, Pe. Dionizio Zavedyuk – Conselheiro e Pe. Estefano Starepravo – Conselheiro.

04 – O canto dos romenos, da esquerda: Pe. Ioann Daboc – Superior Provincial na Romênia, Diácono Lucian Silvesan – Delegado e Pe. Basilio Koubetch – Superior Geral emérito na posição de intérprete ucraniano-italiano para os romenos.

05 – Foto coletiva na capela do Pontifício Colégio Ucraniano São Josafat. Na primeira fila, sentados no centro – membros da nova Cúria Geral OSBM.