Assembleia Geral da Metropolia em Mallet

O feriado nacional de Tiradentes, dia 21 de abril, foi aproveitado para a realização da Assembleia Geral da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. Uma assembleia dita “pós-Sobor”, porque foi determinada sua efetivação após o grande Sobor da Igreja Greco-Católica Ucraniana ocorrido no final de agosto de 2015 em Ivano-Frankivsk, Ucrânia. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet assumiu a incumbência de sediar o evento.

Com início às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelos aproximadamente 20 sacerdotes presentes. Os diáconos permanentes João Basniak, de Mallet e Romeu Smach, do Boqueirão, Curitiba, prestaram os serviços litúrgicos. Antes de proferir a homilia, o Metropolita saudou as autoridades eclesiásticas, os sacerdotes, as religiosas, os diáconos e os participantes em geral. Em sua homilia, ele falou sobre a capacitação para o amor, o qual cada cristão deve buscar na permanência do amor de Cristo (Jo 15,1-12).

A participação teve os seguintes critérios de obrigatoriedade: todos os delegados do Sobor UGCC em Ivano-Frankivsk, em 2015; todos os párocos e, por quanto possível, os vigários paroquiais; padres reitores dos seminários maiores; Superiora Geral da Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana; Diretora Geral do Instituto Secular das Catequistas Sagrado Coração de Jesus; Superior Provincial da Província Basiliana no Brasil; superioras provinciais das congregações religiosas; todos os coordenadores das pastorais e dos movimentos da Metropolia; quatro leigos de cada paróquia: um representante do Conselho Administrativo Paroquial (CAP), um representante do Movimento do Apostolado da Oração, um representante da catequese e um representante dos jovens. Por motivo de saúde, os Padres Mario Marinhuk, OSBM e Arcenio Krefer, OSBM e a Diretora Geral do Instituto Secular das Catequistas SCJ Filomena Procek justificaram suas ausências. 141 delegados tomaram parte da Assembleia Geral.

Após a celebração litúrgica, os participantes se posicionaram em frente à igreja para a foto oficial; e logo após tomarem um lanche, se dirigiram para a sala de reuniões, onde, às 10:50, foi dado início aos trabalhos programados. O almoço, carinhosamente preparado pelas senhoras do Apostolado da Oração de Mallet, foi servido às 12:30. Às 13:40, foram retomados os trabalhos, que foram interrompidos por uma pausa às 15:45. Às 16 horas, foi apresentado o filme “A face da Igreja viva”, em ucraniano, 50 minutos. Com a conclusão geral e a bênção do Arcebispo Metropolita, a assembleia foi encerrada às 16:45.

A pauta dos trabalhos foi organizada em quatro blocos temáticos: elementos do Sobor UGCC, Pastoral Metropolitana, momento eclesial e palavra livre.

1. ELEMENTOS DO SOBOR UGCC

1.1 Partilha dos participantes do Sobor. A Professora Eugênia Osatchuk destacou a necessidade de melhorar em nosso meio a piedade litúrgica a exemplo dos fiéis na Ucrânia. O Coronel Miguel Chokailo destacou a religiosidade das autoridades civis ucranianas e o patriotismo do povo em geral. “A estrutura da nossa Igreja no Brasil é melhor; as paróquias na Ucrânia não têm a organização que temos aqui; a participação do povo é pouca, mas os fiéis são muito piedosos”, disse ele. Ir. Lucia Grabovi, ICSA também constatou que na Ucrânia a espiritualidade é sólida, a oração é muito profunda e as pessoas praticam muito o jejum; “porém, nós, no Brasil, estamos mais adiantados em algumas pastorais, o que caracteriza uma espiritualidade mais encarnada”, completou.

1.2 Análise das resoluções mais relevantes para a Metropolia e síntese dos principais documentos recentes sobre o Projeto Vision 2020 – “Paróquia Viva”. O conteúdo deste ponto foi exposto pelo Pe. Edison Luis Boiko – Vigário Geral, Vigário Judicial e Pároco da Paróquia Sant’Ana do Pinheirinho, em Curitiba. Ele focalizou a continuação do tema da administração dos bens. Afirmou que a finalidade do projeto como um todo é para que cada fiel participe da Igreja, encontrando-se com Cristo numa paróquia viva. Acentuando o sentido comunitário da fé, a paróquia deve ser vivenciada como comunidade do povo de Deus, “comunidade de comunidades” (Santo Domingo), onde se deve “aprender a viver para agradar a Deus” (1Ts 4,1), num processo permanente de “conversão paroquial” (CNBB). O Papa Francisco tem insistido na vivência de uma “Igreja em saída”, saída não tanto física, mas espiritual, porque presta auxílio aos necessitados, vai em busca dos desgarrados e é evangelicamente acolhedora.

1.3 Propostas concretas para a Metropolia em relação ao projeto “Paróquia Viva”: tríduos antes das festas do padroeiro ou no tempo oportuno; a partir de maio – meditação e vivência de duas obras de misericórdia; leitura orante da Bíblia nos grupos, pastorais e nas famílias; realizar a década da missionariedade; assembleias paroquiais lideradas pelos párocos. O Pe. Edison comentou essas propostas e enviará subsídios. Ele lembrou as principais decisões da VI Sessão do Sobor.

2. PASTORAL METROPOLITANA

O Arcebispo Metropolita tomou a palavra e falou sobre os seguintes pontos, que foram complementados pelos Padres Edison e Basilio:

2.1 Reuniões de trabalho conjunto. Dom Volodemer comentou sobre as reuniões já e a serem realizadas com as comissões metropolitanas das pastorais e movimentos. Marcou uma reunião de planejamento e agendamento para o dia 29 de novembro.

2.2 Nomeações de coordenadores para algumas comissões metropolitanas das pastorais e movimentos. Para o Movimento do Apostolado da Oração foi nomeado o Pe. Basilio Koubetch, OSBM. Em breve, será nomeado o coordenador da Pastoral da Juventude em substituição do Pe. Paulo Serbai, OSBM, que foi transferido para a nova Eparquia.

2.3 Lembrando as orientações dadas às comissões metropolitanas das pastorais e movimentos, Dom Volodemer recapitulou o que havia solicitado nas reuniões de trabalho: tendo autonomia de ação, fazer os convites, assiná-los e enviá-los aos destinatários; enviar cópias dos convites e outros documentos para o arquivo metropolitano; enviar à Metropolia o projeto de ação de 2016; fazer relatório de cada evento e enviar à Metropolia com fotos para o arquivamento e publicação no portal e no boletim; tarefa de cada comissão: atualizar ou elaborar o projeto geral, que será publicado no diretório pastoral metropolitano, apresentando os seguintes elementos: natureza – objetivo geral, objetivos específicos, metodologia – estratégias, subsídios bibliográficos e audiovisuais, recursos materiais, financeiros, composição da comissão.

2.4 Implantação definitiva da Pastoral Familiar na Metropolia. Para melhorar a catequese das crianças é necessário melhorar a catequese dos pais e dos adultos em geral, o que será realizado por meio de cursos para batizados, cursos para noivos e outros meios. Para realizar o que pede o Papa Francisco de auxiliar os casais em dificuldades, em segunda união e agilizar os processos matrimoniais, deverá ser praticada a Pastoral Familiar geral a partir da qual se fará a Pastoral “pré-judicial” (Pe. Valdinei) de orientação nos casos especiais. Para isso, a Comissão Metropolitana de Pastoral Familiar já está se capacitando. No final do ano, deverão ser formadas equipes de Pastoral Familiar nas paróquias. No próximo ano, essas equipes estarão sendo capacitadas para o trabalho pastoral. O Pe. Edison expôs alguns elementos do Direito Canônico e do Motu próprio do Papa sobre essas questões.

2.5 Introdução da prática da Leitura Orante da Bíblia – a “Lectio Divina”. Isso está sendo feito segundo as recomendações da Ir. Luiza Ciupa, SMI. A sugestão de Dom Volodemer é dar o curso de Lectio Divina com subsídios aos catequistas no Curso de Formação Catequética, o que poderá ser feito também nas reciclagens regionais para catequistas. O Chanceler Pe. Basilio assumiu a incumbência de ministrar o curso sobre Lectio Divina onde for necessário e fez uma exposição durante a assembleia.

2.6 Conscientização sobre o uso de bebida alcoólica nas festas paroquiais. Na Assembleia da CNBB Regional Sul II em Guarapuava informou-se que cada vez mais as dioceses e paróquias latinas estão proibindo o uso de bebida alcoólica nas festas. Foi determinado que se faça um amplo trabalho de conscientização sobre a proibição em pauta. Na Metropolia, deverá se fazer a implantação definitiva ou pelo menos revitalização da Pastoral do Dízimo. Poderia ser trabalhada a Pastoral da Sobriedade.

2.7 Catecismo UGCC em português. Foi realizada a primeira etapa de divulgação; é necessário agora iniciar uma nova etapa.

3. MOMENTO ECLESIAL

Os assuntos abaixo foram apresentados pelo Arcebispo Metropolita.

3.1 125 anos da imigração ucraniana no Brasil. A RCUB – Representação Central Ucraniano Brasileira em parceria com as instituições religiosas e culturais está preparando uma programação para a celebração dos 125 anos da presença ucraniana no Brasil. Além da programação que será feita em conjunto pelas citadas instituições, a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista estará sintonizada com a Província Basiliana, que vai celebrar os 400 anos da fundação da Ordem Basiliana de São Josafat.

3.2 Congresso Eucarístico Nacional em Belém do Pará. O Arcebispo Metropolita, alguns sacerdotes e o coral da Catedral terão a celebração da Divina Liturgia no dia 18 de agosto, na Paróquia Santíssima Trindade.

3.3 Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida estará na Metropolia entre 20 de outubro e 20 de novembro. O ápice dessa peregrinação pelas paróquias e comunidades será em Antonio Olinto, quando se fará a proclamação da igreja local como Santuário e o ícone de Nossa Senhora dos Corais como padroeira dos ucranianos no Brasil. A imagem peregrina será doada e provavelmente ficará em Antonio Olinto. Em breve, a equipe de organização dessa peregrinação será definitivamente estruturada e elaborará uma agenda.

3.4 Ano da Misericórdia. Foram celebradas “aberturas das portas santas” e já se realizaram algumas peregrinações com atividades específicas. Recomenda-se que se façam pregações, tríduos e retiros dentro da temática do Ano da Misericórdia. Para isso, na assembleia do Clero do dia 17.11.2015 se disponibilizaram os seguintes padres: Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM, Pe. Paulo Serbai, OSBM, Pe. Mario Marinhuk, OSBM, Pe. Gregório Hunka, OSBM e mais outros voluntários. Pede-se para que os párocos e administradores apliquem com mais zelo esse grande projeto pontifício da misericórdia.

Na parte da tarde, foi dada a oportunidade para que o Sr. Manoel Augusto Correia Salles – Gerente de Projetos da União de Escoteiros do Brasil falasse sobre esse movimento. Ele comentou as ideias do fundador Baden-Powell, apresentou as diversas atividades, a classificação dos grupos e a metodologia de trabalho do movimento. “Os escoteiros estão construindo um mundo melhor”, afirmou.

4. PALAVRA LIVRE

4.1 Pastoral Catequética. O Coordenador Metropolitano Pe. Irineu Vaselkoski comunicou sobre o Curso de Formação Catequética, que será ministrado no Centro Metropolitano de Pastoral em Mallet entre os dias 17 a 24 de julho.

4.2 Movimento Eucarístico Jovem. O Pe. Metodio Techy, OSBM – Coordenador Metropolitano falou sobre os encontros regionais do movimento.

4.3 Jornada Mundial da Juventude. O Superior Provincial Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM perguntou sobre a possível participação da Metropolia. Como não houve nenhum tipo de contato com as instâncias superiores (CNBB, Arcebispado Maior, Diocese de Krakóvia), a Metropolia, seguindo a maioria das dioceses paranaenses, não participará do evento.

4.4 Romaria de Antonio Olinto. O futuro Pároco Pe. Mario Ciupa enfatizou o grande valor e significado espiritual da elevação da igreja local a Santuário e o ícone a Padroeira dos ucranianos. Convidou a todos a participarem da solenidade.

4.5 Pastoral Familiar. O Sr. Marcos Nogas, um dos membros da Comissão Metropolitana da Pastoral Familiar, falou em nome do Coordenador Metropolitano Pe. Elias Marinhuk e da auxiliar Sra. Júlia Bordun sobre o início dos trabalhos dessa equipe e sobre as estratégias atuais dessa pastoral, tão urgente diante dos desafios do mundo contemporâneo.

4.6 Pastoral da Juventude e MEJ. A jovem Ellen Cristina Miecoanski, representando os mejistas e também a Pastoral da Juventude, comentou sobre o retiro da juventude, que já aconteceu em Tijucas do Sul, entre os dias 22 e 25 de abril.

4.7 Lectio Divina. Ir. Egidia Pastuch, SMI perguntou sobre os cursos de Lectio Divina. O Pe. Basilio relatou brevemente o plano e a metodologia desses cursos.

Que o amor de Deus toque os corações de todos os participantes da Assembleia Geral e de todos os agentes de pastoral da Metropolia a fim de que se tornem verdadeiros instrumentos da misericórdia divina!