Assembleia episcopal paranaense: eletiva e jubilar

O episcopado paranaense, organizado no Regional Sul 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reuniu-se em Assembleia Ordinária no CEFAS – Centro de Encontro da Família Sagrada entre os dias 24 a 26 de março, abordou assuntos relativos à Igreja no Paraná, elegeu sua nova Presidência e celebrou o Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana. A Presidência é o órgão executivo, constituída de um Presidente, um Vice-Presidente e um representante de cada uma das quatro províncias eclesiásticas do Paraná e do Secretário.

A Assembleia é uma reunião anual de todos os bispos do Paraná, das 20 Dioceses, sendo que duas são Eparquias Ucranianas: São João Batista de Curitiba e Imaculada Conceição de Prudentópolis. “São 835 paróquias e 9.700 comunidades espalhadas pelo Paraná”, contou Pe. Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2. “A Assembleia reúne os bispos que são os detentores da unidade em cada Diocese”, esclareceu. Foram discutidos temas de interesse estadual e realizada uma avaliação da caminhada eclesial anual. “Os assuntos diocesanos são tratados na própria diocese”, disse.

A Assembleia em Apucarana foi presidida por Dom Mauro Aparecidos dos Santos – Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2, com o auxílio do Vice-presidente Dom Geremias Steinmetz – bispo da Diocese de Paranavaí, do Secretário Dom Rafael Biernaski – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e do Secretário Executivo – Pe. Mário Spaki.

Dia 26, na parte da manhã, aconteceram as sessões eletivas, durante as quais foi eleita, na verdade, reeleita, a nova Presidência do Regional Sul 2. A mudança ocorreu somente no secretariado: no lugar de Dom Rafael foi eleito como Secretário Dom Francisco Carlos Bach – bispo da Diocese de São José dos Pinhais. Foi eleito ainda um bispo representante para cada uma das 4 províncias do Regional: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, e também da Metropolia, além de um membro para representar o Regional, juntamente com o Presidente, no Conselho Permanente da CNBB Nacional. Como Secretário Executivo foi reeleito o Pe. Mário Spaki.

A lista dos eleitos para o quadriênio 2015-2019 ficou composta como segue: Presidente Dom Mauro Aparecido dos Santos, Vice-presidente Dom Geremias Steinmetz, Secretário Dom Francisco Carlos Bach; membros para o Conselho Permanente: Dom Mauro, Dom Geremias; representantes das províncias para a CEP – Comissão Episcopal de Pastoral: Curitiba – Dom José Antônio Peruzzo, Londrina – Dom João Manoel Francisco, Maringá – Dom Anuar Battisti, Cascavel – Dom Dirceu Vegini, Metropolia – Dom Volodemer Koubetch; três membros para o Conselho Fiscal: Dom Sérgio Arthur Braschi, Dom Orlando Brandes, Dom Celso Marchiori; Secretário Executivo: Pe. Mário Spaki. Dom Volodemer é bispo referencial do Ensino Religioso.

Encerrando as atividades da Assembleia, foi lançado o livro Jubileu de Ouro: diocese de Apucarana: 50 anos, elaborado por Francisco Soares Dias Sobrinho.

O Cardeal Dom João Braz de Aviz – Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica esteve presente na Assembleia dia 26 à tarde e explanou aos bispos sobre a caminhada da Igreja no mundo atual junto com o Papa Francisco. Dia 27, no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Arapongas, por ocasião do ano da Vida Consagrada, o Cardeal teve um encontro com os religiosos e religiosas da Província Eclesiástica de Londrina. Em entrevista dada aos repórteres na tarde do dia 25, Dom João falou abertamente sobre os religiosos e sobre o trabalho missionário e profético do Papa Francisco.

Sobre os religiosos, Dom Aviz disse: “Existem mais de um milhão de religiosos e religiosas no mundo todo. As congregações envelheceram e a vida comunitária está numa crise profunda devido à modernidade e o individualismo. Em torno de três a quatro mil religiosos deixam a vida consagrada por ano”. Está acontecendo encontros com diversas congregações religiosas, inclusive com a Igreja Anglicana, que nem ele sabia que tinha congregações. “Está sendo uma experiência muito rica para a Igreja”.

O Cardeal falou da sua convivência com o Papa Francisco, da alegria do seu pontificado. “Com ele, a Igreja deu uma renovada grande, está fazendo um bem enorme para sua renovação com mudanças profundas nas estruturas do Vaticano, mudanças financeiras e pastorais”. Em relação à pedofilia, a regra é tolerância zero. “O Papa tem um coração misericordioso, centraliza suas ações no evangelho, acolhe a todos em especial os pecadores, todos, mas não aceita os corruptos”.

Dom João foi presbítero da diocese até 1994, quando foi eleito bispo auxiliar de Vitória, Espírito Santo. Ele disse que sentiu uma alegria imensa de poder vir presidir a missa dos 50 anos de sua diocese natal, celebrada na catedral, no dia 26 à noite, com a participação da maioria dos bispos do Paraná, que vieram para a Assembleia do Regional Sul 2 da CNBB.

Durante as festividades do Jubileu da Diocese de Apucarana, acontecem visitas às famílias em todas as paróquias que realizam as Santas Missões Populares. Os trabalhos para a celebração do Ano Jubilar são realizados por uma equipe que envolve as paróquias, pastorais e movimentos da diocese. A Diocese de Apucarana foi instalada no dia 28 de março de 1965 com a chegada de seu primeiro bispo, Dom Romeu Alberti. Dom Domingos Gabriel Wisniewski sucedeu Dom Romeu à frente da diocese a partir de 1983 até 2005. O terceiro bispo de Apucarana, agora emérito, foi Dom Luiz Vincenzo Bernetti da Ordem dos Agostinianos Descalços, no período de 2005 a 2009. O atual bispo, Dom Celso Antônio Marchiori, iniciou sua missão em 2 de outubro de 2009.

Parabéns Dom Celso, parabéns Diocese de Apucarana!

Fonte:  www.cnbbs2.org.br

FOTOS: CNBB Sul 2
1 – Assembleia no CEFAS
2 – Assembleia no CEFAS
3 – Presidência Secretário Dom Rafael, Presidente Dom Mauro, Vice Dom Geremias
4 – Eleitos Vice Dom Geremias, Presidente Dom Mauro, Secretário Dom Francisco Bach
5 – Foto geral
6 – Santa Missa jubilar na Catedral
7 – Cardeal Dom João Braz de Aviz faz a pregação