Assembleia episcopal jubilar em Maringá

A Assembleia dos Bispos da CNBB Regional Sul II deste ano aconteceu nos dias 12 a 14 de março em Maringá. Por ocasião de seus 60 anos de fundação, a Arquidiocese de Maringá, liderada pelo Arcebispo metropolitano Dom Anuar Battisti, decidiu sediar o evento, como foi em 2007, quando celebrou seu Jubileu de Ouro.

A Diocese de Maringá foi criada no dia 1º de fevereiro de 1956, através da bula Latissimas partire Ecclesias – Dividir as Igrejas muito extensas do papa Pio XII. Em toda a história da Igreja, talvez Maringá seja a única cidade escolhida para sede episcopal antes de completar dez anos de existência. Por volta de 1942, a Companhia de Terras Norte do Paraná, empresa colonizadora da região, montou no meio da mata, na área do bairro hoje conhecido por Maringá Velho, um acampamento para atender interessados em adquirir lotes rurais. A cidade só seria fundada aos 10 de maio de 1947, com a instalação do escritório da Companhia de Terras Norte do Paraná e o início da venda de lotes urbanos. A criação do município ocorreu através da lei 790/51, da Assembleia Legislativa do Estado, aprovada em 14 de novembro de 1951. O primeiro prefeito municipal, Inocente Villanova Júnior, tomou posse no dia 14 de dezembro de 1952. Desmembrada da Diocese de Jacarezinho, a nova circunscrição eclesiástica situa-se no noroeste do Estado do Paraná, também chamado Norte Novo, subdivisão do Norte do Paraná. A região comumente chamada Norte do Paraná pode ser definida como a soma territorial dos vales muito férteis formados pelos afluentes da margem esquerda do Rio Paraná e Paranapanema, no arco que esses dois cursos d’água traçam entre as cidades de Cambará e Guaíra.

Domingo, dia 12, sob um calor intenso, cerca de 14 mil pessoas se reuniram para a celebração jubilar. O evento teve início às 14 horas com show do grupo Cantores de Deus e Coral Arquidiocesano. Às 15 horas, o Pe. Zezinho, um dos ícones da evangelização na Igreja no Brasil, fez palestra para as famílias. Com início às 16 horas, foi celebrada a Santa Missa no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, Av. Colombo, 2186, presidida pelo Cardeal Dom João Braz de Aviz, atual Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo emérito de Brasília. Em sua homilia, o Cardeal destacou o progresso, a caminhada e o crescimento da Arquidiocese de Maringá, que teve nos últimos anos um aumento do número de católicos em 17%, enquanto, em geral, no Brasil, se fala de diminuição, o que é uma notícia muito alegre e forte. Ele discorreu ainda sobre a reforma da Igreja solicitada pelo Papa Francisco – uma Igreja sempre em saída, que reaprende a viver o Evangelho de Cristo em toda a sua originalidade e pujança. O arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil e Vice-presidente da CNBB Dom Murilo Krieger tomou a palavra e lembrou sua passagem por Maringá.

Conforme a assessoria de comunicação da Arquidiocese, o representante diplomático do Estado do Vaticano junto ao governo brasileiro, Dom Giovanni D’Aniello, que participaria dos festejos em Maringá, precisou cancelar a vinda ao Paraná por motivos de saúde. Durante a celebração, orações foram proferidas pela rápida recuperação de Dom Giovanni.

Os Bispos foram hospedados no Seminário Santo Agostinho, onde se realizou a Assembleia. Dois Bispos não puderam estar presentes: Dom João Mamede – Bispo diocesano de Umuarama por ter que passar por mais uma cirurgia cardíaca e Dom João Carlos Seneme – Bispo diocesano de Toledo por causa do falecimento de um padre.

Sempre muito hospitaleiro, Dom Anuar, como tem feito em 2007, por ocasião dos 50 anos, providenciou um saboroso jantar árabe.

No dia seguinte de manhã, durante a primeira sessão, os participantes da Assembleia tiveram um encontro fraterno com o Cardeal Dom João Braz de Aviz, que comentou detalhadamente a situação geral da vida consagrada e do momento eclesial atual bastante difícil para a Igreja Católica.

As reflexões e debates seguiram o esquema da pauta antecipadamente preparada e aprovada pelos Bispos presentes à Assembleia: 1. Relatório da Presidência; 2. Relatório econômico do Regional / Quadro referente à aquisição de subsídios produzidos pela secretaria do Regional; 3. Missão Beato Paulo VI na África: Dom Mauro relatou a viagem de dezembro de 2016 / Prestação de contas da Ação Missionária 20.000 Bíblias / Proposta de uma Cartinha de agradecimento às comunidades pela Ação 20.000 Bíblias / Prestação de contas trienal da Missão Beato Paulo VI / Proposta de edificações e aquisições na missão / Lista de paróquias visitadas nas Arqui/Dioceses; 4. Proposta de uma nova Ação Evangelizadora: Cada comunidade – Uma vocação; 5. Proposta de um curso sobre Direito Matrimonial (ou Pastoral Judiciária) em módulos, transmitidos pelos MCS, sem titulação, para agentes de pastoral, promovido pelo Regional; 6. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Teologia Pastoral e Gestão para presbíteros com aulas iniciando em 15/05/2017 (Dom Francisco Bach); 7. Assembleia do Povo de Deus por província: tema e articulação; 8. Projeto sobre o Conselho Nacional de Leigos do Brasil (Dom Laurindo); 9. Seminário Estadual sobre Conselhos de Direito de 26 a 28 de maio em Pitanga (PR); 10. Bispo referencial para a Pastoral do Migrante e Grupos de Reflexão; 11. Proposta de criação de um grupo no WhatsApp para os Bispos do Regional Sul 2; 12. Tabela de contribuição por ocasião da celebração dos sacramentos; 13. Data e local da próxima Assembleia dos Bispos do Regional. Ainda foram tratados vários outros assuntos.

Após a Santa Missa com Vésperas, celebrada ao entardecer, sob a presidência do Arcebispo local, no refeitório do Seminário, o Pe. Orivaldo Robles lançou seu livro A história da Igreja Católica em Maringá: A Igreja que brotou da mata. A seguir, foi servido um jantar da culinária japonesa. Os japoneses e seus descendentes, ligados à sua Paróquia pessoal São Francisco Xavier, apresentaram uma rica tarde cultural com músicas coral e solo e danças folclóricas e modernas.

Terça-feira de manhã foi celebrada a Santa Missa com Laudes e, após o café da manhã, os Bispos tiveram as últimas sessões da Assembleia, que foi encerrada com o almoço.

O encontro serviu como preparação para a 55ª Assembleia Geral da CNBB que será realizada no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, de 26 de abril a 04 de maio. Este ano, o tema central da Assembleia Geral será a “Iniciação Cristã”. Além deste assunto, os Bispos também se preparam para discutir questões relacionadas ao Ano Mariano, que em 2017, quando se celebra os trezentos anos de encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul. O Sínodo dos Jovens e questões regionais também deverão entrar na pauta dos Bispos.