Antonio Olinto sedia o 23º Festival de Danças Ucranianas

FOTOS

  1. Autoridades
  2. Abertura
  3. Grupo Folclórico Ucraniano Jettia de Antonio Olinto, PR – Previt
  4. Grupo Folclórico Ucraniano Volênia Infantil de Boa Ventura de São Roque, PR – Hopachok
  5. Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena Senhoras de Maringá, PR – Ivanku, Ivanku
  6. Grupo Folclórico Poltava de Curitiba, PR – Bukovinskiy tanok
  7. Grupo Folclórico Ucraniano Jettia Infantil de Antonio Olinto, PR – Poltalskiy tanetz
  8. Grupo Folclórico de Danças Ucranianas Stchastia de Campo Mourão, PR – Kosatchok
  9. Grupo Folclórico Ucraniano Spomen Master de Mallet, PR – Hutsulka
  10. Grupo Folclórico Ucraniano Volênia Adulto de Boa Ventura de São Roque, PR – Tanetz volyn
  11. Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo de Irati, PR – Kozatchok
  12. Folclore Ucraniano Vesná de Mafra, SC – Arkan
  13. Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko de São José dos Pinhais, PR – Kozalhska schuita
  14. Grupo Folclórico Ucraniano Kiev de Pitanga – Marena
  15. Grupo Folclórico Ucraniano Spomen Adulto de Mallet, PR – Malanka (Bukovyna)
  16. Grupo Ucraniano Odessa de Guarapuava – Zavoyonyky
  17. Grupo Folclórico Ucraniano Helena Kolody de Santa Terezinha, SC – Kolomeika hop hop
  18. Folclore Ucraniano Barvinok de Curitiba, PR – Vetchir u poli
  19. Grupo Folclórico Ucraniano Vesná de Roncador, PR – Spivay solovey
  20. Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka de Prudentópolis – Hutsulka
  21. Folclore Ucraniano Kalena de União da Vitória, PR – Radisth jettia
  22. Grupo de Danças Folclóricas Ucranianas Kyiv de São Caetano do Sul, SP – Dança dos namorados
  23. Grupo Folclórico Ucraniano Dunay de Rio Azul, PR – Kozatchok
  24. Folclore Ucraniano Sonhachnek de Cascavel, PR – Zaion
  25. Grupo Folclórico Ucraniano Fialka de União da Vitória, PR – Vid zeme do vesne
  26. Grupo Folclórico Ucraniano Jettia de Antonio Olinto, PR – Hopak

Sábado, dia 3 de dezembro, a pequena e pacata cidade de Antonio Olinto teve a honra e a responsabilidade de sediar a 23ª edição do Festival de Danças Folclóricas Ucranianas.

Principalmente com o apoio da Prefeitura e da Paróquia ucraniana, o evento foi organizado pelo Jettia – jovem grupo folclórico local, que recebeu os grupos participantes logo pela manhã e ofereceu aos seus integrantes o almoço no pavilhão do Santuário Nossa Senhora dos Corais. Antes do almoço, o Presidente da AJUB Marcos Leão deu as boas-vindas a todos. A Secretária da Educação e Cultura Sra. Solange de Fátima Schafauser cumprimentou os presentes em nome do Prefeito Fabio Staniszewski Machiavelli. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM também fez a acolhida e, após a oração do Pai nosso, abençoou os alimentos.

O Ginásio de Esportes Hilário Kogelinski cedeu seu palco para mais de 20 grupos vindos de diversas cidades e também colônias ucranianas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em grande espetáculo ao público, o festival teve início às 19 horas, quando foram apresentadas danças das mais variadas regiões da Ucrânia.

A cada ano é escolhida uma cidade-sede entre os dirigentes e representantes de cada grupo folclórico presente no evento e este ano coube a Antonio Olinto essa tarefa. “A cultura ucraniana está fortemente enraizada no município de Antonio Olinto, que entrará ainda mais em evidência no próximo final de semana”, escreveu o Jornal Aconteceu de São Mateus do Sul.

No cerimonial de abertura do evento, o apresentador do grupo Jettia proclamou: “É com grande felicidade que saudamos a todos os participantes e plateia presentes no XXIII Festival de Danças Ucranianas, que tem como principal objetivo manter a tradição cultural e folclórica, bem como promover a integração e o entrosamento entre os grupos. Preservar e divulgar a tradição ucraniana é demonstrar o respeito e admiração pelo que nossos antepassados nos trouxeram. Hoje, em palco, demonstraremos nosso agradecimento a esta terra brasileira que acolheu há 125 anos nossos imigrantes. Por esta razão, nesse dia o Grupo Folclórico Ucraniano Jettia tem a honra em receber cada folclorista que desempenha um papel fundamental na preservação da cultura. Nosso muito obrigado a todas as pessoas presentes nesse grandioso espetáculo de cores e tradições”.

O grupo anfitrião Jettia adulto abriu o festival com o Previt e o encerrou com o vibrante Hopak, sendo que seu grupo infantil apresentou ainda no meio do espetáculo a dança Poltalskiy tanets. Antes de cada apresentação, o apresentador expunha o simbolismo de cada dança. Segue os grupos que se apresentaram – com suas respectivas danças: Grupo Folclórico Ucraniano Volênia Infantil de Boa Ventura de São Roque, PR – Hopachok; Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena Senhoras de Maringá, PR – Ivanku, Ivanku; Grupo Folclórico Poltava de Curitiba, PR – Bukovinskiy tanok; Grupo Folclórico de Danças Ucranianas Stchastia de Campo Mourão, PR – Kosatchok; Grupo Folclórico Ucraniano Spomen Master de Mallet, PR – Hutsulka; Grupo Folclórico Ucraniano Volênia Adulto de Boa Ventura de São Roque, PR – Tanetz volyn; Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo de Irati, PR – Kozatchok; Folclore Ucraniano Vesná de Mafra, SC – Arkan; Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko de São José dos Pinhais, PR – Kozalhska schuita; Grupo Folclórico Ucraniano Kiev de Pitanga – Marena; Grupo Folclórico Ucraniano Spomen Adulto de Mallet, PR – Malanka (Bukovyna); Grupo Ucraniano Odessa de Guarapuava – Zavoyonyky; Grupo Folclórico Ucraniano Helena Kolody de Santa Terezinha, SC – Kolomeika hop hop; Folclore Ucraniano Barvinok de Curitiba, PR – Vetchir u poli; Grupo Folclórico Ucraniano Vesná de Roncador, PR – Spivay solovey; Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka de Prudentópolis – Hutsulka; Folclore Ucraniano Kalena de União da Vitória, PR – Radisth jettia; Grupo de Danças Folclóricas Ucranianas Kyiv de São Caetano do Sul, SP – Dança dos namorados; Grupo Folclórico Ucraniano Dunay de Rio Azul, PR – Kozatchok; Folclore Ucraniano Sonhachnek de Cascavel, PR – Zaion; Grupo Folclórico Ucraniano Fialka de União da Vitória, PR – Vid zeme do vesne.

Apesar de o tempo ser chuvoso durante todo o dia e um pouco ao entardecer e, mesmo encarando alguns problemas locais, o festival transcorreu muito bem, ficando registrado como um importante evento sediado pela cidade de Antonio Olinto. A equipe administrativa e artística, tendo à frente a Presidente Sra. Lucimara Aparecida Martinhak e a Coordenadora Sra. Rosilene Lucavei e os Coreógrafos Rodrigo Garstka e Suely de Lima merecem um reconhecimento e elogio pelo excelente trabalho na organização do evento e por ter elevado o grupo local Jettia a um nível muito bom. Parabéns!