54ª Assembleia Geral da CNBB

Acontece em Aparecida a assembleia ordinária, que é anual, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a conhecida CNBB. É a 54ª reunião, entre os dias 6 a 15 de abril de 2015, congregando atualmente cerca de 320 bispos, entre titulares e eméritos,

Como um conjunto muito bem estruturado, o Santuário Nacional possui uma infraestrutura muito boa para acolher os bispos e oferecer um ótimo ambiente de trabalho. Com capacidade para oito mil pessoas, o Centro de Eventos oferece a possibilidade de realização de eventos simultâneos, tanto no ginásio quanto no subsolo. Além da arena utilizada durante todo o encontro, os bispos também fazem uso das salas do subsolo, local das atividades e reuniões em grupos, divididos por regionais da CNBB. São preparadas e montadas outras áreas, tais com espaço para Coffee Break dos bispos, Lan house, Secretaria do Evento, Sala do Núncio Apostólico, Sala do Colégio Pio brasileiro e Sala do Banco do Vaticano. Para atendimento aos jornalistas, na área do boulevard, há a Sala de Imprensa da CNBB, um espaço para as coletivas de imprensa e sala de apoio com pontos de internet. Os bispos têm ainda acesso ao ambulatório médico, montado no local da Assembleia, com profissionais de saúde à disposição para a realização de exames simples, vacinação contra gripe e consultas. Estandes com expositores do ramo religioso oferecendo paramentos litúrgicos em geral, livros, objetos, vestes e equipamentos tecnológicos também estão à disposição em dezenas de estandes pelos corredores do Centro de Eventos. Durante os dias da Assembleia o Hotel Rainha do Brasil fica fechado para hospedagem exclusiva dos bispos. Tanto o Centro de Eventos quanto o Hotel Rainha do Brasil foram construídos já prevendo acesso a pessoas com a mobilidade reduzida, como no caso de bispos mais idosos.

As cerimônias de abertura se deram na manhã do dia 6 de abril, iniciando com a celebração na Basílica Nacional Nossa Senhora Aparecida, onde diariamente são feitas as celebrações eucarísticas, e depois no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos durante os dias da assembleia. A presidência da CNBB) abriu os trabalhos da 54ª Assembleia Geral. Misericórdia, justiça, unidade e paz foram as palavras de destaque na homilia do presidente da CNBB e arcebispo de Brasília Dom Sergio da Rocha. Ele disse: “A Igreja eucarística vive da misericórdia, que é fonte de paz. A Igreja misericordiosa vive da eucaristia, o alimento dos que promovem a paz. A eucaristia manifesta e alimenta a nossa comunhão com o Senhor e a comunhão entre nós”. Ressaltou que a celebração, primeiro ato da AG da CNBB, “é sinal e recordação de que a eucaristia é a fonte e o sustento permanente da vida e da missão da Igreja, Igreja que é chamada a experimentar e a testemunhar a misericórdia divina, de modo especial nesse ano santo”. No contexto de crise e de crescimento da violência e da intolerância, Dom Sergio considerou que “somos chamados a vivenciar a comunhão eucarística num tempo marcado por muitas divisões e por muita violência”. “Nós necessitamos muito de misericórdia e de justiça, de unidade e de paz. Para tanto, nosso olhar se volta para o Senhor ressuscitado em atitude de oração, suplicando-lhe os dons da unidade e da paz, como sempre fazemos ao participar da missa. É dele que nos vem a esperança, é dele que nos vem a força para caminhar e superar tantos desafios. Nele está o nosso refúgio e a nossa força como rezamos hoje com salmista”, explicou.

Para abrir os trabalhos da Assembleia no Centro de Eventos Padre Vitor, compuseram a mesa: o reitor do Santuário Nacional, Pe. João Batista de Almeida; o prefeito de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondess; o cardeal e arcebispo Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; a presidência da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner e o Núncio Apostólico do Brasil Dom Giovanni d’Aniello.

Com palavras de acolhida, o reitor do Santuário Nacional cumprimentou os bispos e desejou que os trabalhos da Assembleia apresentem sinais de esperança ao povo brasileiro: “Senhores, o nosso povo está inseguro pelo futuro do nosso país. Infelizmente a confiança depositada nas urnas nas eleições culminou numa angústia atual. A CNBB sempre foi um guarda-chuva do qual o povo espera uma proteção e o nosso povo precisa respirar esperança, estamos carentes de palavras que nos faça acreditar. Esperamos que essa Assembleia reacenda a chama da vida para a qual queremos trabalhar. Temos a certeza que o Espírito Santo de Deus não abandonará aqueles que foram colocados na condição de guias espirituais do país”. O reitor do Santuário Nacional fez ainda um pedido especial aos bispos pela valorização dos santuários diocesanos: “Este lugar é referência de atendimento a peregrinos. Faço um pedido em nome dos reitores de santuários, que registrem os seus santuários diocesanos no conselho de reitores de santuários para que em nossa assembleia tenhamos a maioria participando e que a exemplo da CNBB os santuários trabalhem em unidade”.

O Núncio Apostólico disse que está mais uma vez em comunhão com a Assembleia da CNBB e coloca em suas orações os trabalhos dos bispos: “Faço votos para os trabalhos que saem dessa Assembleia sejam o rosto de Cristo, a luz do mundo e façam com que essa imagem do Cristo seja transmitida aos outros. Que a Igreja possa sempre mais aparecer, bonita, em comunhão forte como testemunho para todos os irmãos”.

O presidente da CNBB, Dom Sérgio, destacou o tema da Assembleia valorizando os leigos e falou ainda do papel da Igreja em tempos de crise: “Não pode haver uma Igreja em saída sem a participação efetiva dos leigos e leigas e não pode haver uma sociedade fraterna se os leigos não forem sal e luz […]. No momento de crise, muitos, com razão, voltam seu olhar para a Igreja em busca de sabedoria, e a Igreja, nesse momento representada pelos bispos, volta o seu olhar ao Cristo e coloca-se em posição de diálogo e escuta para melhor oferecer uma solução ao povo […] A Igreja quer oferecer a todos a misericórdia Divina à luz do Evangelho, os critérios éticos que devem sempre nortear a vida pessoal, comunitária e social”.

Os trabalhos dos bispos prosseguem até o dia 15. A pauta é sempre muito complexa e rica. Para a 54ª AG temos: Tema central: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14); Temas prioritários: Relatório anual do Presidente, Assuntos de Liturgia – Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Assuntos da Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL), Assuntos da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé (CEPDF), Informe econômico, Obrigatoriedade do Matrimônio Civil, XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos; Temas diversos: Análise de conjuntura político-social e projeto “Pensando o Brasil”, Análise de conjuntura eclesial: As mudanças do quadro religioso no Brasil, O Dízimo na Igreja no Brasil, 500 anos da Reforma de Lutero – Apresentação da declaração conjunta “Do Conflito à Comunhão”, Batismo e registro de crianças adotadas por casais homo-afetivos, Vade-mecum: Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, Questão Indígena, Laudato Sì, Os Protomártires do Brasil;  Reuniões: Reuniões Reservadas, Regionais; Comunicações: Informes das Comissões Episcopais Pastorais e Revista “CNBB em Ação”, Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, Projeto: Comunhão e partilha, Pastoral da AIDS, 300 anos de Aparecida, Ano da Misericórdia, Caritas: 60 anos, Pontifício Colégio Pio Brasileiro, “Rio 2016” – Jogos olímpicos e paraolímpicos, Solo Urbano e cidades, Congresso Eucarístico Nacional, Jornada Mundial da Juventude, Intereclesial das CEBs; Celebração especial: Celebração Ecumênica; Retiro – Pregador: Cardeal Gianfranco Ravasi; Celebração Penitencial; Eventos: Entrega de prêmios da CNBB; Mensagens: Carta ao Papa, Carta à Congregação para os Bispos; Celebrações Eucarísticas: Bispos falecidos, Laicato, Novos Bispos; Declaração: Situação hídrica e energética do Nordeste; Nota: Eleições Municipais; Experiências Evangelizadoras: Relatos de experiências pastorais, Aprofundamento de alguns temas em pequenos grupos.

IDENTIFICAÇÃO DAS FOTOS

1 Santa Missa – Presidência