24ª Romaria Mariana

Como nos anos anteriores, a romaria deste ano seguiu praticamente a mesma programação. Os dias que precederam a romaria propriamente dita foram de intensos preparativos por parte da comunidade local, incluindo as comunidades das capelas vizinhas de Campina, Santos Andrade e Mico Magro, tendo o acompanhamento do Administrador Pe. Arcenio Krefer, OSBM e o auxílio direto das Irmãs Servas de Maria Imaculada. A Paróquia latina São José também participou. É importante frisar que, além dos preparativos organizacionais e materiais, as comunidades também procuram se preparar espiritualmente para a romaria.

Dia 12 de novembro, quinta-feira, às 19 horas, foi celebrada a Divina Liturgia a Nossa Senhora dos Corais na intenção de todos que irão trabalhar durante a romaria. Sexta-feira, dia 13, no mesmo horário, aconteceu a procissão, encontro e recepção das capelinhas de Nossa Senhora dos Corais e Divina Liturgia com a presença de Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita. Dia 14, sábado, o Diácono Elton Estefano Wonsik, OSBM rezou o Akathistos, que foi cantado por todas as crianças da catequese, incluindo as das comunidades que fazem parte da Administratura. A seguir, Dom Volodemer celebrou a Divina Liturgia e explicou aos catequizandos sobre a Vida Consagrada, focalizando a virtude da humildade.

As celebrações da parte da manhã do domingo, dia 15, ajustaram-se mais ou menos ao seguinte roteiro: 07:00 – Recepção aos romeiros na igreja matriz latina com café da manhã e roda de chimarrão, sob os cuidados do casal Maria e Homero; 08:30 – Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rezada pelo Pároco Antônio Rodrigues; 08:45 – Procissão com o ícone de Nossa Senhora dos Corais até a gruta, onde foi recepcionada pelo Arcebispo Metropolita; em seguida, bênção da água e continuação da procissão até a igreja ucraniana; 09:30 – Divina Liturgia presidida pelo Metropolita e concelebrada pelos Padres Paulo Markiv, OSBM – Superior Provincial e Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Pe. Soter Schiller, OSBM – Professor da FASBAM de Curitiba, Pe. Basilio Koubetch, OSBM – Chanceler da Metropolia. O Diácono Elton Estefano Wonsik exerceu sua função litúrgica.

Os elementos e ritos da procissão e a Divina Liturgia ficaram sob a responsabilidade da comunidade da Paróquia São Basilio Magno de União da Vitória e de São Cristóvão, que em breve será elevada ao status canônico de Paróquia. A homilia discorreu sobre o Ano da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco, com o tema “Maria modelo de vida consagrada! Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Durante o hino mariano “Dostoino ie voistenu” foi cumprido o rito de coroação do ícone de Nossa Senhora dos Corais pela família Muchinski da comunidade de Mico Magro. A família fez um agradecimento público pela graça recebida de ver Eraldo Muchinski ser salvo da leucemia após o transplante de medula doada pela irmã Joseane com 100% de compatibilidade. O gesto anima mais gente a fazer doações que salvam muitas vidas.

À tarde, após o almoço houve uma “tarde cultural”, com a apresentação do Grupo Folclórico local “Jetiá” e o momento recreativo com bingo. Às 15:30, se fez o encerramento da romaria com a Novena a Nossa Senhora (Moleben) e bênção dos romeiros.