14º Encontro regional do MEJ em Abranches

No dia 25 de setembro de 2016, a comunidade de Abranches, Curitiba, sediou o XIV Encontro Regional do MEJ. Participaram os seguintes grupos mejistas das seguintes paróquias e comunidades: Sagrado Coração de Jesus – Mallet, São José Operário – Bairro Alto, Sagrado Coração de Jesus – Passo Amarelo, São Josafat – Boqueirão, Sant’Ana – Pinheirinho, Santíssima Trindade – Marcelino, Nossa Senhora Auxiliadora – Martim Afonso, Catedral São João Batista, Transfiguração do Senhor – Ponta Grossa, Exaltação da Santa Cruz – Pinhais, Sagrada Família – Vila Oficinas e Sagrado Coração de Jesus – Abranches, totalizando 138 participantes.

O encontro teve início às 8:30hs com a recepção e o café da manhã. Às 9hs, iniciaram-se as atividades com animação conduzida pelo Ir. Marcos Chmilovski, OSBM e a jovem Ellen Cristina Miecoanski que descontraíram e animaram os participantes, levando-os a refletirem sobre seus talentos. O Pe. Metódio Techy, OSBM dirigiu a Oração do Oferecimento do Dia e conduziu a reflexão sobre o tema do Ano Santo – Ano da Misericórdia, intercalando com músicas e coreografias.

Após a palestra, foi celebrada a Divina Liturgia com a participação da comunidade local. No início da celebração, o Pe. Soter Schiller, OSBM, que atende pastoralmente a comunidade, saudou a todos manifestando sua alegria pelo fato da comunidade estar sediando o belo encontro juvenil. O Pe. Metódio manifestou a sua satisfação em estar na comunidade, pois quando era seminarista fez o seu trabalho pastoral na comunidade de Abranches por seis anos. Durante a celebração foi celebrado o Jubileu de Prata de vida religiosa da Ir. Alice Bartoski, ISMI, que também já prestou serviços pastorais na comunidade. Também se celebrou o aniversário da Ir. Márcia Nahirnei, ISMI.

Após o almoço, a Ir. Alice e Ir. Lucia Salete Melnik, ICSA, com a assessoria da Ellen, conduziram a gincana recreativa.

Durante o encontro, a adolescente Graziela Romaniuk de Mallet disfarçadamente representou o papel de uma mendiga, uma realidade comum em nosso meio. Ela participou de todos os momentos do encontro e, no final, relatou seus sentimentos e agradeceu aos colegas pela preocupação em conhecer a sua história, servir alimentos e outros objetos.

Por fim, o Pe. Metódio falou sobre o MEJ: definição, espiritualidade, responsabilidades, atividades, MEJ como primeira fonte de vocações, etc., segundo as definições apresentadas pelo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Definiu-se também que o próximo encontro da região será realizado na Paróquia Sant’Ana – Pinheirinho em Curitiba, no dia 24 de setembro de 2017.